Valença do Piauí, 22 de jul, 2024

Wellington Dias e Ciro Nogueira se reúnem para discutir ações contra novo colapso na saúde

O governador Wellington Dias (PT) e o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira (Progressistas) deixaram as diferenças políticas de lado na manhã desta quinta-feira (20) e tiveram uma reunião afim de garantir medidas para evitar que o Piauí e demais estados tenham um novo colapso no sistema de saúde. 

Segundo a Coordenadoria de Comunicação, o encontro aconteceu de forma virtual. 

O anúncio foi feito por Wellington Dias em entrevista à imprensa. Segundo o governador, foi tratado com Ciro sobre um acordo dos estados com o governo federal para o credenciamento de leitos na rede hospitalar municipal, estadual e federal para o atendimento de pacientes que tem como data para vencimento o dia 31 de janeiro. 

Os governadores querem que a medida seja entendida, agora, para atender a demanda de atendimento que aumentou devido a variante Ômicron e aos surtos H3N2 e influenza e demais doenças sazonais como a dengue. Segundo Wellington Dias, pelo menos sete estados já apresentam ocupação de leitos superior a 70%. 

“O ministro Ciro Nogueira já conversou com o ministro Queiroga, e ele me retornou dizendo que estão acompanhando e que vão atender. A discussão é se deixa uma reserva para estados onde há crescimento ou se atende aqueles que já estão com um volume maior de pacientes. Isso é muito importante para evitarmos o problema que tivemos lá atrás que é o de falta de leitos, de filas. Quero de público agradecer a atenção do ministro Nogueira e ministro Queiroga pela atenção dispensada”, frisou.

A declaração de Wellington Dias foi dada durante a inauguração do Centro de Reinserção Social nomeado de “Retomando o Caminho” no bairro Vermelha, no Centro Sul de Teresina. 

Na solenidade, deputados da base como Fábio Novo (PT), Fábio Abreu, e o secretário de Assistência Social José Santana (MDB) o acompanharam. 

Fonte: cidade verde

0 Comentário