11º Salão do Livro do Piauí foi lançado nesta quinta-feira 18/04

Foi dada a largada e o 11º Salão do Livro do Piauí (Salipi) foi lançado na última quinta-feira 18/04,no Palácio da Música, Centro de Teresina. O evento contou com apresentação do cantor oeirense, Vavá Ribeiro.
Apoiado pelo Governo do Estado o Salão será realizado no período de 02 a 09/06 e disponibilizará 50 mil títulos diversificados, expostos em 89 estandes no Complexo Cultural da Praça Pedro II. O homenageado deste ano é o escritor piauiense, ainda em atividade, Manoel Paulo Nunes, Bacharel em Direito, professor, escritor e ensaísta. O autor presidiu a Academia Piauiense de Letras, onde ocupa a cadeira 38. A grande novidade para este ano é que o espaço do Salão contará com internet grátis, placas em braile, guias para cegos, além de rampas que garantem maior acessibilidade ao evento.
Realizado desde 2003, o Salão do Livro do Piauí é um evento que reúne feira de livros, bate-papo literário, palestras de grandes nomes da literatura nacional e internacional, apresentações de representantes da música piauiense, cinema, exposições de fotografia e artes plásticas, dentre outras atividades. O SALIPI iniciou como um experimento de alguns professores que resolveram juntar-se e organizar um evento literário, mesmo sem a menor experiência em organização de eventos de qualquer tipo. Foi grade o sucesso, e desde então vem apenas aumentado de ano a ano.
Convidado a discursar, o professor Cineias Santos um apaixonado por literatura, demostrou grande apreso e carinho por esse evento de grande importância para o mundo das letras e cultura. “Pode parecer estranho, mas não é força de expressão: realizar a 10ª edição do SALIPI está sendo mais complicado do que foi fazer a primeira. Explica-se: em 2003, tínhamos apenas a vontade e a coragem de ousar. Sem qualquer experiência, sem dinheiro, sem o apoio de grandes grupos empresariais. Fazemos o Salão por que o Piauí precisa e quer. Acredito na cultura e educação como um melhoramento do homem” afirmou e ex-diretor do Salipi, Cineias Santos.
Cineias afirma que existe em Teresina um movimento contra o SALIPI, movimento esse organizados por alguns professores e alunos que dizem não veem nenhum benefício com o Salão de livros do Piauí, o professor lamenta o fato, mas segue em frente na luta por esse grande evento. O SALIPI proporcionou à Fundação Quixote atuar em outras áreas, sempre ligadas ao universo do livro, como a Editoração de livros de autores piauienses; Festival Nacional de Violão do Piauí (FENAVIPI). Concertos lítero-musicais para estudantes de Teresina desde o ano 2000, com a finalidade de descobrir novos talentos na área literária e musical.
Quem fechou o evento de Lançamento do Salipi, foi o grande cantor e compositor Vavá Ribeiro que garantiu grandes emoções e descontração. Logo após, o público presente desfrutou de um farto coquetel. O evento foi finalizado com a seguinte frase “Viva a maior e melhor festa do livro”.
Fonte: 180gruas