Valença do Piauí, 14 de jun, 2024

13 de outubro dia do fisioterapeuta e do terapeuta ocupacional

Terapeuta ocupacional Luciana Martins, o
Terapeuta ocupacional Luciana Martins

O Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional foi comemorado pelos profissionais em Valença. Para a terapeuta ocupacional Luciana Martins, o 13 de outubro precisa e deve ser bastante comemorado pelos profissionais e pela sociedade.

O Dia do Fisioterapeuta foi definido com 13 de outubro devido ao Decreto Lei 938 de 1969, que define como atividade específica do fisioterapeuta o desenvolvimento e a conservação da capacidade física de um paciente, além de ser reconhecido como profissional de nível superior.

Para completar, seis anos depois, em 1975, foi aprovada a Lei nº 6316, em caráter federal, outorgando direitos e deveres a esses profissionais e suas responsabilidades. Em 2015, a presidenta Dilma Rousseff sancionou a Lei nº 13.084, que estabeleceu oficialmente a celebração da data em todo território brasileiro.

De acordo com Luciana Martins a cidade de Valença está bem servida de fisioterapeutas. Outro ponto destacado pela terapeuta ocupacional é o amadurecimento da sociedade em relação ao trabalho desses profissionais e a inclusão dos mesmos na rede publica de saúde.

A Terapia Ocupacional é uma profissão da área da saúde, com forte inserção nas áreas social e da educação. Busca desenvolvimento, tratamento e reabilitação de pessoas de qualquer idade que tenham seu desempenho ou sua convivência afetados por problemas motores, cognitivos, emocionais e de inserção social.

Fisioterapia é a ciência que estuda, diagnostica, previne e recupera pacientes com distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano. Trabalha com doenças geradas por alterações genéticas, traumas ou enfermidades adquiridas.

O objetivo desta área é preservar, manter, desenvolver ou restaurar (reabilitação) a integridade de órgãos, sistemas ou funções. Utiliza-se de conhecimento e recursos próprios como parte do processo terapêutico nas condições psico-físico-social para promover melhoria de qualidade de vida.

0 Comentário