Valença do Piauí, 26 de jul, 2024

41% do eleitorado valenciano ainda não se cadastrou na biometria

recadastramantoO Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) divulgou um novo relatório sobre o andamento do recadastramento biométrico na 18ª Zona Eleitoral composta pelas cidades de Valença, Novo Oriente e Lagoa do Sitio.

Em Valença faltando menos de 15 para o encerramento oficial (21 de março) até agora dos 16.350 eleitores aptos apenas 9.685 ou 59,2% se recadastraram até esse domingo 6 de março. É importante ressaltar que o TRE-PI trabalha com a meta de recadastrar cerca de 80% do eleitorado nas cidades que estão passando pelo processo biométrico. Nesse parâmetro faltam se cadastrar em Valença 2.266 eleitores até o próximo dia 21 de março.

Em Novo Oriente já se cadastraram 3.486 ((61,4) do eleitorado que é de 5.680 eleitores. Para 80% faltam se cadastrar 707 eleitores. Em Novo Oriente foram instalados pontos de recadastramento no CRAS pela Justiça Eleitoral.

Na Lagoa do Sitio por problemas operacionais não foi possível a instalação de pontos de recadastramento. Pelos dados da Justiça Eleitoral existem na cidade 4.432 eleitores aptos a votar nas próximas eleições. Desse total 2.603 (58,7) já se recadastraram no novo sistema. Para chegar a 80% faltam 612 eleitores.

Para se cadastrar no sistema biométrico, o eleitor deve comparecer ao Cartório Eleitoral munido de documentos oficias RG, CPF originais e xerox, além de comprovantes de residência três para comprovantes de agua e um para comprovante de luz.

 

1 Comentário

Antônio Pedro

A grande questão é a burocracia. Gente que sempre votou em Valença por conta de que mora com os pais ou não tem nada no nome, ou moram de aluguel sem contrato não tem direito a renovar o seu título. Isso é um absurdo. Muitos não irão renovar pq não estão deixando. Fica aqui o meu apelo pra que revejam o que está sendo feito.

08 mar, 2016 Responder