Valença do Piauí, 14 de jun, 2021

Semar acaba com papel e pedidos de licença ambiental passam a ser online no Piauí

Solicitar um pedido de licenciamento ambiental no Piauí vai ficar mais fácil e rápido a partir de junho. A Secretaria de Meio Ambiente do Estado (Semar) vai colocar no ar um sistema que permite a movimentação de processos totalmente em meio virtual. Com isso, o órgão deixará de trabalhar com processos físicos.

“O estado do Piauí era o único no qual todos os processos de licenciamento ainda eram feitos de forma física, no papel. A partir de agora, mais precisamente do dia 8 de junho, todos os requerimentos, todos os processos serão feitos de forma online. Vai poder ser feito de qualquer lugar. Você vai pedir um licenciamento de qualquer lugar do país e acompanhar o processo”, disse a secretária do meio ambiente, Sádia Castro, em entrevista à TV Cidade Verde.

Segundo a secretária, um processo demorava até 6 meses para ser analisado. Com o fim do papel, o tempo deve cair. “Cada estado tem o seu regramento dentro da política nacional do meio ambiente. Vamos dar agilidade. Antes a pessoa tinha que ir na sede e entregava uma caixa de papel. Isso traz segurança jurídica, transparência. Para analisar um processo precisava de 6 meses, agora ele vai fazer em muito menos tempo. Um empreendimento de São Paulo precisava contratar gente aqui pra dar entrada”, afirma, ressaltando que o critério técnico vai ser aprimorado. 

“O que nós vamos reduzir é o tempo da análise. A parte técnica será aprimorada”, acrescentou.

Fonte: cidadeverde

1 Comentário

JOSE WILSON DA SILVA ROSA

agora sim os processo vai se mais rapido vc esta de parabens secretaria

14 maio, 2021 Responder