Valença do Piauí, 21 de jan, 2026

Câmara de Novo Oriente abre segundo semestre legislativo com homenagem ao Dia dos Pais

A Câmara Municipal de Novo Oriente deu início, nesta segunda-feira (11), ao 2º Período Legislativo de 2025. A 10ª Sessão Ordinária contou com a presença dos vereadores Toi Velho, Nonato do PT, José Nilton, Francisco Queimado, Deusimar Aguiar e Jaquelyne Nunes.

Na ordem do dia, foi lido o Ofício nº 713/2025, encaminhado pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), referente à prestação de contas do Executivo Municipal referente ao exercício financeiro de 2023. De acordo com o comunicado, as contas foram aprovadas pelo TCE-PI e agora serão apreciadas pelo Legislativo Municipal. Após dar ciência ao plenário, o presidente Toi Velho encaminhou o documento para análise das comissões da Casa.

Durante a sessão, os parlamentares ressaltaram a participação no Encontro Regional de Vereadores, promovido pela Associação dos Vereadores do Piauí (AVEP) em Oeiras. Eles agradeceram ao presidente Toi Velho por viabilizar a ida ao evento, considerado de grande importância para a atuação legislativa.

Também foi destacado o convite feito pelo secretário de Agricultura, Elligleytonn, para a inauguração da Sala do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Segundo os vereadores, o espaço será fundamental para os agricultores familiares, que poderão comercializar seus produtos com garantia de inspeção, beneficiando também os consumidores.

Outro convite mencionado foi o da Secretaria de Assistência Social, referente à entrega de kits para gestantes, dentro das ações do Programa Criança Feliz.

A vereadora Jaquelyne Nunes agradeceu ao secretário de Obras, Elias, pelo rápido atendimento à comunidade Serrote, que enfrentou, na última quinta-feira (8), um problema na caixa d’água responsável pelo abastecimento local. Em menos de 24 horas, o problema foi resolvido com a instalação de uma nova caixa.

O vereador Zé Nilton informou que esteve reunido com o prefeito Afonso Sobreira, ocasião em que solicitou a execução de um requerimento de sua autoria, aprovado no final de 2024, que prevê a construção do muro do cemitério do bairro Gil Marques. Segundo ele, o gestor confirmou que a obra está no cronograma e será realizada em breve.

0 Comentário