Valença do Piauí, 07 de dez, 2025

Valença realiza 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef com ampla participação

A Prefeitura de Valença do Piauí realizou, com grande participação popular, o 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef, reunindo secretarias municipais, vereadores e representantes da sociedade civil para discutir políticas públicas voltadas à infância e à adolescência no município.

O Selo Unicef é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) que busca estimular e reconhecer avanços na garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios brasileiros. Ao aderir ao novo ciclo da certificação, Valença reforça o compromisso de manter a infância e a adolescência como prioridade na agenda pública. O município já foi certificado na última edição do selo.

A secretária de Assistência Social e articuladora do Selo Unicef, Ariana Rosa, destacou o impacto positivo do encontro e o empenho da gestão municipal.

“Graças a Deus foi um evento grandioso, o primeiro fórum da edição 2025 a 2028. Ano passado já fomos contemplados, esse ano o prefeito Marcelo Costa me deu essa missão de ser articuladora do selo e estamos correndo atrás também dessa certificação, porque só quem tem a ganhar é o município é um momento de planejamento, de ações, de estratégias para que nossas crianças e adolescentes tenham um futuro melhor, mais digno, que não sejam violentados, que não sejam prejudicados no seu futuro”, afirmou.

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Ricardo Brucce, também comemorou a adesão ao fórum e ressaltou a necessidade da participação coletiva.

“É importante a participação de todos, porque temos o fórum, que é exatamente a participação cidadã e tem que envolver todas as secretarias que fazem parte do município saúde, educação, assistência social, educação, os órgãos de defesa também, Ministério Público, Defensoria Pública, enfim, todos os órgãos para poder formular propostas para a gente formar o plano de ação”, disse.

A mobilizadora da Educação, Renata Ferreira, enfatizou que o trabalho integrado entre as secretarias é fundamental para os avanços esperados até 2028.

“Isso é a proposta maior do selo Unicef, é que o município caminhe, trabalhe em rede, para que todas as secretarias estejam unidas, fazendo o trabalho que elas já têm para fazer, mas com dados trazidos e informações coletadas de todas as outras secretarias. Essa é a proposta maior do selo Unicef, trazer que todos unidos com o mesmo objetivo, trabalhemos para esse fim, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente”, destacou.

.
0 Comentário