Valença do Piauí, 27 de nov, 2021

Agentes de saúde e de endemias realizam congresso em Valença

O evento foi realizado no Crovapi Clube
O evento foi realizado no Crovapi Clube

Agentes de saúde e de endemias do estado Piauí realizaram nesta sexta e sábado (19) em Valença o seu segundo congresso estadual e o primeiro regional do Território do Vale do Sambito. O evento foi realizado no Crovapi Clube e contou com a participação de agentes de varias partes do estado. O presidente estadual Cruz Castro e a presidenta do regional Jesus Bonfim estavam à frente da coordenação, que contou com a participação do presidente da federação nacional dos agentes comunitários de saúde e de endemias José Roberto Prebil, do prefeito de Porto do Piauí Francisco Geronço, secretário de cultura de Valença Antonio José, presidente estadual do PPL Neto Sambaíba, vereadores Edilsa do Vale (Valença) e Neto Castro de Aroazes, entre outras autoridades.

Na pauta da discussão do congresso, a busca de melhorias para as categorias e a consolidação de vantagens já asseguradas como a Lei de insalubridade que em alguns municípios entre eles Valença ainda não foi possível sua efetivação.

O presidente da federação Roberto Prebil disse que é preciso, que os agentes de endemias e de saúde se juntem para se fortalecerem. Ele criticou o comportamento de alguns profissionais e sindicatos que ficam contra seus colegas e em favor da prefeitura, achando que isso trás algum tipo de beneficio.

O prefeito de Porto do Piauí Francisco Geronço em sua fala disse que a prefeitura está fazendo sua parte em prol da categoria, ele confirmou que irá pagar a insalubridade de 20% a todos os agentes. “Só estou cumprindo a lei” afirmou o prefeito que foi homenageado com uma comenda de Prefeito Amigos dos Agentes. A solenidade de abertura contou ainda com apresentação cultural e a historia do Crovapi Clube feita pela professora Renata Ferreira.

 

.
0 Comentário