Portal V1

Antônio Ditoso negocia a implantação da previdência própria em Lagoa do Sitio

28/08/2017

Prefeito de Lagoa do Sitio, Antonio Ditoso

O prefeito de Lagoa do Sitio, Antônio Ditoso está negociando com os vereadores a implantação do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) no município. Na ultima sexta-feira (25), ele se reuniu com a bancada para informar sobre sua intenção.

Segundo o prefeito, a previdência própria será positiva, uma vez, que sobrará mais dinheiro mais investimentos na saúde, educação, esporte e lazer.

O argumento do prefeito é usado pelos defensores do RPPS, que argumentam que a prefeitura passará a contribuir apenas com 11%, diferentemente da alíquota do INSS, que varia acima de 20%.

Na previdência própria, o grande problema apontado por quem é contrario ao regime é que os recursos serão administrados pelos prefeitos, inclusive com poderes para movimentar os recursos.

No INSS, o prefeito que não pagar o percentual sofre varias sanções, que vão desde a proibição de celebrar convênios com outras instituições a retenção do dinheiro.

O prefeito Antônio Ditoso afirmou na oportunidade que não aceitaria o projeto se ele não fosse bom para os servidores. “Jamais aceitaria um projeto que botasse em risco o futuro dos funcionários de nossa cidade, por isso será escolhido doutores capacitados para desenvolve-lo“, afirmou o Prefeito António Ditoso.

O prefeito disse também que o RPPS vem sendo o sucesso na região valenciana o que não é bem verdade, uma vez, que o Ministério Publico acaba de entrar com uma ação de improbidade administrativa em Novo Oriente, exatamente por causa da ingerência do RPPS e em Valença a questão está na Justiça.

Outro dado contrario a afirmação do prefeito de Lagoa do Sitio é que segundo TCE-PI dos 63 municípios com Regime Próprio de Previdência Social, 21 possuem dívidas acima de R$ 200 mil.

Compartilhe

Deixe seu comentário