Portal V1

Após aprovação para medicina Luciano Carlos ganhou três bolsas de estudo e carteira de aluno especial do IFET

23/01/2010
Luciano ao lado dos pais Ivani Luiza e Antônio Carlos

Luciano ao lado dos pais Ivani Luiza e Antônio Carlos

Após ser revelado por reportagens da Caravana Meu Novo Piauí veiculadas, em primeira mão, na TV, Jornal e Portal Meio Norte, o estudante de Valença do Piauí Luciano Carlos da Silva Sousa, de 19 anos, após sua aprovação para o curso de Medicina da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e com estudos feitos exclusivamente em escolas públicas, ganhou três bolsas de estudos para se manter e comprar livros em Teresina, onde vai estudar a partir de agosto.

O seu feito foi tão fenomenal também por ser filho de agricultores que vivem em terras alheias e por sua mãe, Ivanir Luiza da Silva, vender pimentas de cheiro, cebolinha e coentro para ajudar na compra de seus livros.

Luciano Carlos já ganhou do reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFET-PI), Professor Santana , uma carteira de estudante especial a instituição para poder se alimentar durante os seis anos do curso de Medicina.

Luciano Carlos exibe, com orgulho, a carteira que recebeu do IFET em sua casa, na localidade Tranqueira I, na zona rural de Valença do Piauí.
A carteira chegou em sua casa, simples e branca, que fica no meio da mata a seis quilômetros do centro da cidade.

Luciano Carlos disse que na terça-feira vai se encontrar, em dois momentos diferentes, em Teresina, com o secretário estadual de Educação, Antônio José Medeiros, e com o médico e diretor de hospital Alcenor Almeida, que lhe ofereceram bolsas de estudo pelos próximos seis anos.

O estudante Luciano Carlos também recebeu a proposta de uma psicóloga para morar em sua casa, no bairro São Cristóvão, na zona Leste de Teresina, mas seus pais, os agricultores Antônio Carlos da Silva Sousa e Ivanir Luiza da Silva, de 39 anos, resolveram aceitar a oferta da dona das terras onde eles residem, Francisca Evangelista de Sousa, que vai construir um quarto para o estudante na casa onde mora na zona Sul de Teresina, perto do estádio Albertão.

“Agora estou muito mais calma porque meu filho vai ter condições de estudar Medicina, graças a Deus. O dinheirinho de minhas pimentas de cheiro não poderiam garantir os seus estudos”, fala Ivanir Luiza da Silva.

Ela conta que no Mercado de Valença do Piauí onde vende suas pimentas, as pessoas a parabenizam pela aprovação do filho para o curso de Medicina da Uespi.

“Eu sabia que meus filhos são estudiosos, mas nenhum dos meus sonhos incluía ter um filho estudando para ser médico”, afirmou o agricultor Antônio Carlos.
Ele diz que a vitória de Luciano Carlos é resultado na união da família. Antônio Carlos diz que levava para a roça apenas os filhos eu não tinham deveres da escola para fazer.

“Eu sempre priorizei a educação porque só estudei atpe a quarta série do ensino fundamental porque tinha que trabalhar na roça”, afirma Antônio Carlos, com lágrimas nos olhos, e informando que dois médicos de Valença do Piauí também ofereceram bolsas de estudos para o filho.

“As coisas mudaram, as pessoas estão prometendo bolsas, já sei que terei alimentação e estadia gratuitas em Teresina pára poder realizar meu sonho, o de me formar em médico e poder ajudar os mais pobres como minha família”, declarou Luciano Carlos, que tem recebido muitas mensagens de parabéns de todo o país pela internet.

Fonte: Efrém Ribeiro

Compartilhe

13 Comentários

  1. Leonardo em 23/01/2010 às 14:05

    Luciano vc esta de parabéns…não le conheço pessoalmente, mais vc ganhou um fã! boa sorte abraço

  2. João Filho em 24/01/2010 às 09:38

    Olá Luciano!

    Eu sou João Filho, já morei em Valença no início da década de 80, resido em Brasília a 26 anos e sou visitante assíduo do alencarnet.com.

    Quero te dizer uma coisa.

    Deus honra quem estuda e trabalha com dedicação, com você não foi diferente, creio, e esse é o meu pedido que Deus continuará abençoando sua vida e consequentemente virá a ser um ótimo médico. Você merece!

    João de Sousa P. Filho.
    Brasília-DF

  3. james em 24/01/2010 às 15:19

    Luciano irmão parabens, que Deus continue iluminando seu caminho!!!
    Parabens de coração,…
    abraços

  4. Valdete Feitosa em 25/01/2010 às 11:35

    Luciano PARABÈNSSSSSSS!!!! Que Deus continue te abençoando sempre!
    Posso imaginar a adrenalina que toma de cont do seu coração nesse momento! Um grande abraço e muita sorte pra vc!

  5. Prof. Daniel em 25/01/2010 às 12:58

    Parabéns Luciano, é mérito exclusivamente seu e de seus pais.
    E tomara que a partir de agora a juventude valenciana tome-o como exemplo.

  6. francisco otavio em 25/01/2010 às 16:24

    Não conhece pessoalmente mas voce merece e que Deus ilumine seus caminhos.Parabéns.

  7. joão eugenio em 26/01/2010 às 18:31

    ola Lucianos vc não me conhece mas eu conhoço toda sua familia e sei quanto são humildes, inclusivel sou primo do seu primo, o chagas e estou muito feliz por sabe que tem filhos de amigos sendo contenplando com a sabedoria que Deus nos da, vai em frente amigo.

  8. joão eugenio em 26/01/2010 às 18:32

    estou morando em brasilia há mais de 12 anos
    mas meus votos de muito sucessos.

  9. Alex em 26/01/2010 às 19:03

    Meus parabens Luciano, que Deus ti ilumine i dê forças pra vc seguir nesse sonho…

    Felicidades….

  10. Como bom VALENCIANO que sou não poderia deixar de parabenizá-lo, tudo de bom pra você. No que for possivel fazer pra ajudá-lo conte com seu conterraneo. Sempre fui muito orgulhoso por ser de VALENÇA, agora sabendo que você é de lá mais ainda. Parabéns Castor Castro

  11. marcia em 27/01/2010 às 17:19

    Luciano, parabens!! eu como filha de valença me sinto orgulhosa por você ter conseguido chegar a onde chegou, isso so mostra que força de vontade e estudo é o melhor caminho!
    Parabéns, e aproveite todas as oportunidades que a vida lhe oferecer daqui para frente, mas não esqueça jamais dos que você deixou no inicio do caminho!aproveite que o momento agora é teu, faz o teu melhor!! espero que agora a juventude valenciana acorde!!

  12. Raimundo da Costa Macedo em 06/02/2010 às 23:39

    Olá Luciano,
    Sou filho de Valença especificamente da Fazenda Valha trabalhei na roça ate meus 17 anos sei como é dificil e espinhosa essa tragetoria.
    Moro a 12 anos em Brasilia e sou formado em Eletrotecnica SEFET-PI e estudante de Eng. Eletrica pela Universidade Paulista, sou muito grato aos meus pais pelos estudos, mesmo com tantas dificudades não deixou nenhum dos seus 7 filhos sem etudarem.
    Fico muito feliz por você, sua Familia e tenho certeza de que Deus vai te honrar com vitoria por mais esta batalha não vai ser facil mas percevere ate o fim pois Deus estar com tigo.
    Desejo a você muitas sorte de bênçãos, perceverança e protenção contra os inimigos que estão em derredor.
    Parabens…!
    Raimundo Macedo

Deixe seu comentário