Portal V1

Armazenamento de água já está garantido para o ano todo, diz SDR

08/02/2016

As fortes chuvas que caíram em todo o Piauí, bem acima do esperado, no mês de janeiro, foram suficientes para encher todo os açudes, rios e riachos do Estado. Com isso, o armazenamento de água para abastecer a população e os animais já está garantido para todo o ano de 2016. A informação é da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado. “Nós temos água armazenada em quantidade muito superior à do ano passado.

A parte de armazenagem está resolvida, praticamente. Na parte sudeste, onde a precipitação é mais baixa naturalmente, quase todas as cisternas estão cheias”, afirmou o secretário Francisco Limma. Ele acredita que a situação irá melhorar mais ainda, pois o mesmo instituto que previu que choveria bastante em janeiro, prevê que vai chover regularmente no semiárido até maio.

Francisco Limma acredita também que a safra piauiense de grãos da agricultura familiar será muito boa este ano. Há 10 dias a SDR iniciou a distribuição de sementes a todos os municípios do Piauí para que os agricultores façam uma boa colheita no final de maio. Foram entregues sementes de arroz, milho, feijão e mudas, entre outros.

Dos quase 4 milhões de toneladas de grãos que devem ser colhidos na safra 2016, no final de maio, cerca de 500 milhões virão da agricultura familiar, caso o período chuvoso permaneça regular.

Jornal O DIA

Compartilhe

Deixe seu comentário