Valença do Piauí, 21 de jan, 2021

Assis Brasil recebeu o título de Doutor Honoris Causa da UFPI. Fotos

Escritor Assis Brasil e professor Kássio Gomes

O escritor Assis Brasil, recebeu, por iniciativa da Professora Doutoranda, Jasmine Malta, a maior distinção da UFPI – o Título de Doutor Honoris Causa, em reconhecimento à sua valiosa contribuição às letras brasileiras.

Assis Brasil nasceu em 18 de fevereiro de 1932 em Parnaíba, Piauí, cidade onde existe uma fundação com o seu nome. Em 2006, foi homenageado no 4 º Salão do Livro do Piauí. Além de membro da Academia Piauiense e Parnaibana de Letras, já publicou mais 100 obras (ensaios, romances, livros infantis, épicos) entre os romances de maior destaque, estão: Beira Rio, Beira Vida (1965); A Filha do Meio Quilo (1966); Os que Bebem como os Cães (1975).

Em Valença do Piauí, o escritor Assis Brasil foi o homenageado do 5º SALIVA (Salão do Livro de Valença) uma realização da Associação de Diletantes da Cultura Histórica Valenciana (ADICH) e que por falta de apoio institucional encontra-se desativado há dois anos.

Estiveram presentes na solenidade, além do colendo conselho da UFPI e seu Magnífico Reitor, Luiz dos Santos Júnior, o professor Kássio Gomes (de Valença) atual presidente da Fundação Quixote, professor Luiz Romero Lima, professora Jasmine Malta responsável pela indicação do título ao Escritor, professor Cineas Santos, professor Fonseca Neto, o membro da APL Herculano Moraes, professor Wellington Soares, jornalistas de portais e tv’s de todo o Estado.

A solenidade foi presidida pelo reitor Luiz de Sousa Santos Júnior, acompanhado dos demais membros do conselho universitário, trajados das vestes talares. O reitor leu o termo indagativo, perguntando se Assis Brasil aceitava receber o título. “A academia se curva aos seus conhecimentos, pois é digno dessa honraria”, disse.

“Agradeço do fundo meu coração, é uma honra. Como escritor sou um observador da vida, o ser humano é minha matéria-prima”, declarou Assis Brasil.

 

.

Colaboração: Kássio Gomes

0 Comentário