Valença do Piauí, 16 de jan, 2021

Aulas legendadas das maiores universidades do mundo, de graça

Medicina, ciências da computação, engenharia, história, astrofísica...

Já pensou em acompanhar aulas completas de cursos universitários de grandes instituições ao redor do mundo, sem precisar saber inglês e sem sair de casa? Isso já é possível graças a iniciativa do brasileiro Carlos Souza, que resolveu abandonar seu emprego em uma multinacional e montar um serviço online e gratuito para a visualização de vídeos educativos de várias faculdades espalhas em diversos países.

O Veduca foi lançado em março deste ano e conta com quase cinco mil vídeos de aulas das melhores universidades do mundo, entre elas Harvard, Stanford, Yale e o renomado Instituto de Tecnologia de Massachusets. As áreas do site são muitas, incluindo física, medicina, ciências da computação, engenharia, história, astrofísica, astronomia, enfim, opções não vão faltar.

A navegação é um fator fundamental para o sucesso do serviço, já que apresenta menus simplificados e de fácil acesso. Em “Universidades”, por exemplo, você visualiza fotos de onde as onze instituições disponíveis no Veduca estão localizadas, e navega por vídeos que são divididos por aulas e cursos. Em “Assuntos”, você pode navegar pela página através das matérias facultativas, neste menu lateral à esquerda, totalizando 21 disciplinas diferentes.

Já a aba “Professores” é perfeita para quem prefere uma busca mais específica, sem a necessidade de ficar horas procurando por algum educador. Por fim, o site tem uma seção voltada para notícias de outros portais, mas que estão relacionadas aos temas exibidos no Veduca. Assim, fica mais fácil se informar e enriquecer o aprendizado.

Em apenas três meses de existência, o Veduca possui mais de 84 milhões de visualizações. Atualmente, cerca de duzentas dessas aulas já foram legendadas para o português, e Carlos Souza acredita que, até o final de 2012, metade do conteúdo esteja traduzido. A meta é que, em 2013, o site ofereça somente aulas com legendas para o nosso idioma e também videoaulas de universidades brasileiras. Dessa forma, qualquer pessoa conectada à internet poderá assistir a cursos de primeira linha. E para quem quiser contribuir com o projeto, o serviço dá a você a chance de se cadastrar e ajudar com legendas colaborativas para vídeos ainda não traduzidos para o português.

Mesmo com pouco tempo de vida, o Veduca é um projeto grande e ambicioso, que promete levar a todos os internautas aulas de nível superior e de qualidade. E você, já acessou? Ainda não? Então reserve um tempo para experimentar a novidade. Afinal, aprender nunca é demais.

 

0 Comentário