Valença do Piauí, 23 de jan, 2021

Barragem Mesa de Pedra será inspecionada pelo CREA-PI

Vista da Barragem de Mesa de Pedra

A Barragem de Mesa de Pedra que fica entre os municípios de Valença, Aroazes e Elesbão Veloso será inspecionada pelo Conselho Regional de Engenharia (CREA-PI). Os engenheiros serão divididos em três equipes e percorrerão as 25 maiores barragens do estado.

Na região Norte do Estado, entre os dias 23 a 26 de novembro, a primeira equipe deverá vistoriar Barragens localizadas nos municípios de Brasileira, Piracuruca, Piripiri e Pedro II. Nos dias 24 e 25, outra equipe estará em Campo Maior e José de Freitas. Já na região Sul do Estado, no período de 23 a 26 de novembro, a terceira equipe está encarregada de vistoriar Barragens nos municípios de Elesbão Veloso, Francinópolis, São Francisco do Piauí e Valença.

O primeiro critério usado para selecionar as barragens a serem vistoriadas, foi o volume de água armazenada: todas possuem capacidade de armazenamento de 8 milhões de litros. A idade da obra e a sua complexidade também foram levadas em conta pelo Conselho. Segundo o presidente da Autarquia, Eng. Agrim. e Civil José Jorges Araújo, o objetivo das inspeções é verificar a situação dessas Barragens e diagnosticar as condições de manutenção.

José Araújo disse que a vistoria é um trabalho técnico, mas também preventivo, no sentido de que não aconteçam tragédias como a de Algodões. “Vamos fazer diagnóstico das maiores barragens porque ficou provado que o maior problema em Algodões foi a falta de manutenção. Outra finalidade das vistorias é que, com laudos técnicos em mãos, seria bem mais fácil adquirir recursos federais para a manutenção”, explicou.

Constantemente o Conselho recebe denúncias sobre problemas nas Barragens do Piauí. Já foram denunciadas as Barragens de Itaueira, José de Freitas e Piracuruca. Entretanto, segundo o presidente, esse trabalho deverá ser feito em parceria com as prefeituras e APPM, para que acompanhem as vistorias. Também são parceiros das vistorias das Barragens o IDEPI, Seinfra, Dnocs, Semar, além das entidades registradas no Conselho.

2 Comentários

Valdete Feitosa

A barragem Mesa de Pedra precisa ser inspecinada mesmo, pois as paredes estão cheias de infiltrações, no meu ponto de vista não é normal!!!

23 nov, 2010 Responder

Adnan Lima

Concordo plenamente!!!
Só nos trará benefícios!!

24 nov, 2010 Responder