Blitz educativa em alusão ao 18 de Maio com foco no combate à exploração sexual de crianças é realizada em Valença
A Prefeitura Municipal de Valença do Piauí através da Secretaria de Assistência Social e os órgãos de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes realizaram nesta sexta-feira (16), mais uma ação do 18 de Maio, Faça Bonito com uma blitz de conscientização. A ação aconteceu no terminal rodoviário com a entrega de panfletos informativos.
A iniciativa integra o calendário de mobilizações do Maio Laranja, mês dedicado à luta pelos direitos de crianças e adolescentes à segurança e à integridade física e emocional. Durante a blitz, foram distribuídos materiais educativos com orientações sobre como identificar e denunciar situações de abuso.
A secretária de Assistência Social, Ariana Rosa, destacou a importância da data e reforçou que as ações de prevenção e combate devem ser contínuas.
“O 18 de Maio é importante e nós trabalhamos durante todo o mês e queremos que se estenda durante todo o ano, infelizmente Valença ainda é uma cidade que tem casos de abuso contra nossas crianças e adolescentes, no ano de 2024 até o momento registramos 35 casos crianças e adolescentes violentados, então estamos mais uma vez nessa ação e queremos lograr êxito para que no próximo ano diminua ou nem exista mais esse número”, frisou.
Ela também agradeceu o apoio institucional para a realização da campanha. “Desde já agradecemos o nosso prefeito por sempre nos apoiar nas nossas ações e toda a equipe da Secretaria de Assistência Social que se mobiliza nessa campanha”.
A secretária ressaltou ainda o trabalho integrado da rede de proteção no município.
“É uma rede se apoiando pra fazer esse movimento, hoje nessa blitz educativa aqui no terminal rodoviário contamos com o apoio da polícia militar, do Conselho Tutelar, o CRAS, o CREAS e toda a equipe da Secretaria de Assistência Social, conversando com as pessoas, fazendo essa panfletagem e passando as informações, os números para denúncias”, explicou.
O conselheiro tutelar Tchesco Ferreira, também esteve presente na blitz e reforçou o papel da sociedade na proteção da infância.
“Essa é uma campanha muito importante que é a campanha do 18 de Maio, do dia do combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, essa blitz serve para conscientizar a população valenciana que crianças e adolescentes têm que ter respeito”, alertou.
Tchesco ainda destacou os canais de denúncia disponíveis para casos suspeitos. “Se a pessoa conhece alguma criança ou adolescente que está sendo vítima, denuncie, não fique calado, nós temos os canais de denúncia, que é o disque 100, o próprio Conselho Tutelar, o Ministério Público, a Delegacia Regional de Polícia, são muito meios que a pessoa pode fazer a sua denúncia, a única coisa que não se pode é ficar calado, ficar omisso”, disse o conselheiro.
A mobilização busca reforçar o compromisso coletivo no enfrentamento a esse tipo de violência, incentivando a denúncia e o acolhimento das vítimas.