Valença do Piauí, 30 de jul, 2021

Bom Exemplo: Jornal Folha Valençana faz mutirão e limpa Rio Caatinguinha.

Populares limpando a nascente do Rio Caatinguinha fonte de inspiração para poeta João Calado na composição do nosso hino
Populares limpando a nascente do Rio Caatinguinha fonte de inspiração para poeta João Calado na composição do nosso hino

O proprietário do Jornal Folha Valençana, Reginaldo Araújo depois de varias tentativas de conscientizar as autoridades constituídas de Valença, sobre a importância de preservar nossas riquezas naturais saiu do discurso para a ação. Reginaldo Araújo conseguiu reunir vários populares neste domingo, dia 22 de agosto, para limpar o Olho D água, nascente do Riacho Caatinguinha, que atende os moradores, principalmente as lavadeiras que usam a água para lavar suas roupas e pelos moradores para o banho diário.

No local foram encontrados todos os tipos de sujeiras de mato impedindo a passagem da água a pedaços de eletrodomésticos. Reginaldo Araújo disse ao portalv1 que a iniciativa de limpar a nascente veio depois de varias matérias veiculadas no jornal e nas rádios em que trabalhou sempre com a solidariedade da população, mas sem nenhuma atitude concreta dos poderes locais. “Somos muito ligado a essa questão ambiental, como não vimos nenhuma ação verdadeira conversei com alguns amigos daí veio à idéia de realizar a limpeza e para a surpresa nossa conseguimos reunir quase 20 pessoas, entre homens e mulheres para limpar o Olho D água que é um patrimônio nosso” disse.

Essa não é a primeira iniciativa do radialista, que é também cantor e compositor, em recente conversa com o portalv1 ele mostrou paginas de jornais ilustrando varias iniciativas iguais a essa realizadas por ele em São Paulo na década de 70 “Nesse período conseguimos formar o Grupo Ecológico Sete Cruz e trabalhamos na recuperação de animais e na preservação da mata nativa” afirmou.

Em 2007 ele juntou um grupo de trabalhadores e conseguiu desobstruir os três km da estrada que ligava o Balneário Santa a PI 120, que estava intrafegável a mais de 20 anos. “em todas essas ações, o fator mais importante foi o apoio popular, que além de se sensibilizar ajudaram na realização desses desafios” afirmou Reginaldo Araújo.

.
10 Comentários

Perola Stain

Muito louvável a atitude do Jornal em tentar ressuscitar o Rio Caatinguinha, só que isso tem que ser um trabalho contínuo, a população tem que contribuir não jogando mais lixo nas margens do Rio.
Parabéns Reginaldo Araújo, se você tivesse apoio você faria muito mais por Valença!

24 ago, 2010 Responder

francisco otavio

Uma boa iniciativa por parte do jornal , esta cidade esta merecendo isso ação por parte das pessoas. Mas onde esta o poder publico municipal e os srs edis?Afinal estamos em ano eleitoal. Pois este olha dágua é patrimonio dsta cidade.

24 ago, 2010 Responder

Damàsio de Araújo Sousa

Parabéns a Folha Valençana na pessoa de seu Diretor Executivo Reginaldo Araújo. Este gesto concreto seu em buscar salvar o Rio Caatinguinha nos orgulha. è a desmonstração real do descaso do poder público para com a nossa cidade. Um grito soou no deserto, espero que a sociedade acorde, abra os olhos antes que seja tarde. o descaso com a coisa pública e a insensatez de quem a administra tem levado esta cidade ao atrazo. A exemplo do rio caatinguinha que foi limpo, a nossa sociedade valenciana precisa limpar sua mente e suas conciências principalmente agora que estamos em ano de leição. Basta de atrazo e falta de perspectividade. Damásio

24 ago, 2010 Responder

celina leal

Parabenizo o Sr Reginaldo pela iniciativa de limpar a nascente do Rio Caatinguinha.Em uma cidade que tem uma administraçao inoperante como a nossa a populaçao tem mais é que tomar de conta,afinal é a nossa querida Valença.

24 ago, 2010 Responder

vicente izidorio soares

Parabenizo o nobre jornalista e cantor Reginaldo Araujo, belo brilhante iniciativa de fazer a limpeza do margens do rio caatiguinha e da nascente do olho d’água. O Reginaldo Araujo deu um show de cidadania, deveria servi de exemplo para muitos valencianos, principalmente para os que tem mandato popular. O meio ambiente e o bem mais precioso que possuímos, inclusive: o Art. 225. diz: Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preserva- lo para as presentes e futuras gerações.
A alguns anos o riacho caatiguinha tem sido agredito de varias formas e muitos vezes toquei no assunto aqui na portal Alencar net. Vários postos de lavagem jogam resíduos líquido na calha do rio extinguindo todas as forma de vida. É necessário que o ministério publico atue nesse questão, porque essas aços feita por esses valencianos, liderado pelo jornalista Reginaldo Araujo são muito importante, mas não e insuficiente para resolver o problema. Desta forma, acho que varias outras fossas devem se envolver, para que juntos com o Reginaldo possam somar forças para resolver o problema.

25 ago, 2010 Responder

FRANISCO

MUITO BOM ESTA AÇÃO

25 ago, 2010 Responder

Absolon

Parabens Reginaldo Araújo você é gente que faz atitude como a sua deveria ser elogiada e servir de modelo para o poder público de Valença.Eles tem por obrigação de cuidar dos mananciais e nasçentes e dos rios e corregos do seu municipio, assim somando teremos no futuro um planeta vivo. (Absolon Santo André S.Paulo

27 ago, 2010 Responder

Simone Lima

Parabens! que atitude bonita e muito bom saber que na nossa Valença tem gente de atitude, que ao invés de ficar de braços cruzados esperando os acontecimentos, arregassa as mangas e faz.

lindo

Simone Lima
São PAULO-SP

28 ago, 2010 Responder

Kátia Veras

PARABEBÉNS PELA SUA AÇÃO!Sempre bato na tecla, que para fazermos algo, não precisamos ser políticos, basta termos consciências dos nossos atos e atitudes, parabéns mesmo, valeu!!!!!
“Toda pessoa que serve além do dever, encontrou o caminho
para a verdadeira felicidade. Toda tarefa corretamente
exercida é degrau de promoção. O auxílio ao próximo é o seu
melhor investimento…
A alegria do próximo, começa muitas vezes no sorriso que
você lhe queira dar.”

F.C.Xavier

29 ago, 2010 Responder

Antonio Elias de Sousa

Parabenizo o nobre amigo e Cantor Reginaldo Araujo pena Iniciativa de criar o mutirão para limpar o rio Cantiguinha que todos os Valencianos brincaram ali,nas enchentes banhávamos e brincávamos, como ele disse o Olho D Água é nosso orgulho de ser Valenciano

15 out, 2016 Responder