Valença do Piauí, 15 de dez, 2025

Candidato à presidência do PT no Piauí, Marcelo Mascarenhas se reúne com filiados em Valença

O advogado Marcelo Mascarenhas, candidato à presidência do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores no Piauí, participou nesta sexta-feira (23), de uma reunião com filiados, membros e simpatizantes do partido em Valença do Piauí. O encontro aconteceu na Câmara Legislativa e teve como objetivo a apresentação de suas propostas de campanha.

Na reunião foi amplamente debatido o fortalecimento da democracia interna no PT, o resgate da essência do partido, fortalecimento da comunicação com a base e a busca da participação de jovens e mulheres na política partidária. O momento contou com a presença de diversas lideranças do município e também de cidades vizinhas, como Barra D’Alcântara, Elesbão Veloso e Inhuma.

Em entrevista ao Portal V1, Marcelo Mascarenhas destacou a importância do processo democrático dentro do partido e reafirmou seu compromisso com o fortalecimento da militância.

“Quero agradecer essa oportunidade de estar falando para a população de Valença sobre esse processo interno que o PT está fazendo. O PT é um partido diferente dos outros porque as suas direções são eleitas pelos seus filiados, não é um cacique que manda, mas é o conjunto dos filiados que escolhe sua direção”, destacou.

O candidato também defendeu a retomada do trabalho de base e a aproximação com as lideranças municipais e comunitárias. “É quando esse processo está acontecendo que as pessoas discutem o que é a prioridade do partido, o que o partido tem que fazer, quais são as lutas que o partido tem que encampar, e a gente tem reforçado muito a necessidade do PT voltar a fazer trabalho de base, priorizar a comunicação, melhorar a relação com o governo, melhorar a relação com as suas lideranças institucionais, os seus detentores de mandatos, prefeitos e vereadores, para que apliquem as propostas do partido que surgiu justamente para transformar a realidade e melhorar a vida do povo”, defendeu.

Marcelo também destacou a receptividade em Valença e o apoio recebido das lideranças locais. “Nesse debate a gente fica muito feliz de ter sido recebido, fomos muito bem acolhidos aqui pelos filiados, pela Chiquinha que é nossa candidata a presidente por consenso aqui no município e por liderança de outros municípios, Barra D’ Alcântara esteve aqui, Elesbão Veloso, Inhuma, até pessoas que não puderam estar presentes, mas mandaram recados declarando apoio, para a gente isso é muito importante, a gente fica feliz porque a organização do PT impacta diretamente na vida das pessoas, porque o PT está no governo federal, o PT está no governo estadual e as grandes lutas e conquistas e os grandes projetos sociais que melhoraram a vida do povo, vieram pela construção do Partido dos Trabalhadores”, ressaltou o candidato.

Durante o encontro, ele fez questão de reconhecer a trajetória de luta da militante Chiquinha, candidata à presidência do diretório municipal de Valença. “E aqui em Valença, a Chiquinha é candidata, a gente sabe que ela tem uma grande luta, anos em defesa do PT e dos trabalhadores, e o Partido aqui se unindo para poder fortalecer essa chapa que é a sua chapa. É isso, é o PT da base, o PT de luta, é o nome da nossa chapa, que busca resgatar esse trabalho de base que o PT tem que fazer e esse compromisso com as lutas sociais, com os movimentos sociais, com nossas bandeiras históricas”, afirmou.

Ele encerrou sua fala destacando a importância da parceria com Chiquinha na condução dos trabalhos no município. “Ter uma companheira como a Chiquinha, nesse apoio para a gente é essencial, pela sua própria história pessoal de luta, seu compromisso com o partido e por aquilo que ela representa e com certeza vai ser uma grande presidenta”, concluiu.

Chiquinha, candidata no município para dar continuidade ao diretório, também ressaltou a importância do momento político vivido pelo partido.

“Foi um momento ímpar, um momento que estamos com a presença dele, a presença de outros municípios aqui. Nós estamos fazendo um trabalho com o doutor Marcelo Mascarenha, militante do PT, tem 35 anos que já atua no PT, essa militância dele, e eu sou candidata juntamente com ele, para que a gente possa fazer um trabalho de resgate, um trabalho de parceria, um trabalho fortalecendo aqui a regional, nós queremos uma sede regional, uma sede estruturada, nós queremos a militância do PT participando.”

Ela destacou ainda sua trajetória na construção do partido em Valença do Piauí. “Eu sou candidata única, graças a Deus o nosso grupo se uniu, o Geovane Vieira, todo mundo, fui indicada por todos, até porque eu fui fundadora desse partido, militante desse partido, construindo uma história que não é fácil ter feito o Partido dos Trabalhadores desde 81/82, fui duas vezes dirigente deste partido e agora estou me propondo a ser candidata para a gente melhorar a história do Partido dos Trabalhadores, o PT é construído por todos, o PT não tem dono, o PT é um partido que é construído da base”, disse.

Chiquinha reforçou que o PT precisa manter seu compromisso com as causas populares e com a transformação social. “A gente quer discutir políticas públicas para que aquele que está lá na ponta saiba o que o PT está fazendo a nível estadual, possa se sentir sujeito da história de transformação deste país, porque nós viemos, foi para fazer história, para fazer transformação, para fazer com que nós trabalhadores e trabalhadoras possamos estar na política, lugar da mulher, lugar de todos nós é fazendo política, fazendo história”, afirmou.

Encerrando sua fala, a militante reforçou o compromisso com a região. “Nós vamos melhorar sim a política aqui do território do Vale do Sambito, porque eu estou disposta a visitar todos os municípios e fazer com que o PT seja o PT da base, o PT de luta, que é esse o lema da campanha do nosso candidato, Marcelo Mascarenha, e vamos para frente, vamos construir o PT raiz, o PT de origem, o PT que a gente quer”, finalizou.

[Not a valid template].

0 Comentário