Valença do Piauí, 26 de jan, 2021

‘Chove’ em lua de Saturno, afirmam cientistas

Nesta quarta-feira uma reportagem feita pelo site “G1”, um grupo de pesquisadores teriam realizado uma pesquisa nesta semana onde um mistério de 14 anos, foi respondido. Depois de uma análise das mais de 60 luas do planeta Saturno (Encélado), “Chove” no satélite recoberto de gelo, afirma cientistas.

Segundo uma imagem feita através do telescópio espacial Herschel, existiria um verdadeiro vapor em volta do planeta, com um formato consistente com a órbita de Encélado. Cerca de quase uma década e meia, os astrônomos investigaram a origem do vapor de água na atmosfera de Saturno.

Nunca antes foi detectada uma lua capaz de alterar a composição química de seu planeta. É a primeira vez que algo do tipo é observado no Universo.

Com uma superfície recoberta de gelo e intensa atividade vulcânica, derramando cerca de 250 quilos de vapor de água por segundo, Encélado é muito estudado por cientistas por ser um dos melhores candidatos no Sistema Solar para abrigar vida. Cerca de 5% disso acaba caindo no planeta, o resto se perde no espaço ou se congela nos anéis de Saturno.

 

0 Comentário