Valença do Piauí, 16 de out, 2021

Clima tenso marca retorno dos vereadores valencianos ao plenário

vereadores valencianos voltam ao plenário
vereadores valencianos voltam ao plenário

Os vereadores de Valença realizam nesta segunda-feira (25), a primeira sessão ordinária de 2010. A sessão começa às 20h no Plenário Maria de Lasalete Lima Verde Moura. Entre as obrigações de hoje está a da formação das comissões permanentes que dirigirão os trabalhos durante essa legislatura. A Ordem do Dia está vaga e os vereadores devem utilizar a tribuna falar das perspectivas para esse ano, onde terão que dividir as atenções com os trabalhos legislativos e a eleições.

Outro tema que deve ser abordado é a diminuição do repasse para o Poder legislativo, que caiu de 8% para 7% (Emenda Constitucional 058/2009). Sobre esse assunto a mesa diretora pediu um parecer Jurídico para a AVEP que deve se pronunciar nos próximos dias, haja vista, que parte das prefeituras incluindo as da região valenciana não diminuíram o repasse.

A queda no repasse fez parte da pauta de uma reunião na noite de sexta-feira (22) na Câmara Municipal, que discutiu ainda a decisão da Justiça que através do Juiz da Comarca Dr. José Wagner Linhares concedeu uma liminar ao vereador Walfredo Filho autorizando o pagamento de R$14 mil reais referente ao tempo em que se afastou e para assumir o atual cargo de Secretário Municipal de Saúde, no tempo em que o vereador se afastou houve um conflito na interpretação da Lei Orgânica Municipal de quem era a responsabilidade pelo pagamento se da prefeitura que convocou o vereador ou da Câmara Municipal.

Sobre o assunto os vereadores municipais regulamentaram o artigo e a parti daquela data o vereador que for convocado será pago pelo órgão que o convocar. O dinheiro em questão trata-se dos meses que durou o impasse.

O presidente Gilmar Barbosa informou na reunião sobre o seqüestro do dinheiro, mais relatou que a decisão da Justiça tem vários atropelos, entre eles a não intimação oficial da Câmara Municipal no processo que originou o seqüestro.

2 Comentários

Francisco

Engraçado é que o vereador Valfredo tava trabalhando sem receber e conseguiu reformar sua casa, agora ta parecendo um palácio ja pensou se tivesse recebendo? Teria construído um castelo.

25 jan, 2010 Responder

francisco otavio

E necessário o politicos desta cidade unir em prol da população, independente de partido a cidade é carente em muitas coisas. Poderiamos ser uma cidade importante, mas ainda esta em tempo.

25 jan, 2010 Responder