Valença do Piauí, 25 de fev, 2024

Confira a programação para Quarta-feira de Cinzas em Valença

Cinzas

Instituído há muito tempo na Igreja, esse dia marca o início da Quaresma, ou seja, tempo litúrgico de 40 dias em que a Igreja convida os fiéis a se prepararem com penitência e oração mais intensa para viver os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo na Semana Santa.

Na Paróquia de Nossa Senhora do Ó e Conceição, haverá Santa Missa das Cinzas nesta quarta-feira, 26 de fevereiro na Igreja Matriz às 8h e 19h. A cinza benta colocada sobre a cabeça lembra os católicos que todos são pó e ao pó retornarão (cf. Gn 3, 19).

A intenção desse momento é levar ao arrependimento dos pecados, e lembrar que não se deve apegar-se a esta vida, acreditando que a felicidade plena possa ser alcançada aqui. O céu é a morada definitiva.

Rito da imposição das cinzas

Após a homilia da Santa Missa da Quarta-Feira de Cinzas, uma cruz é feita pelo ministro na testa do fiel em forma de cruz, nesse momento são pronunciadas as seguintes palavras: “Lembra-te de que és pó e ao pó retornarás” ou “Converte-te e crê no Evangelho”.

As cinzas são produzidas dos ramos utilizados no Domingo de Ramos do ano anterior, queimados, abençoados com água benta os ramos também são aromatizados com incenso.

Por: Fabiana Santos 

 
0 Comentário