Valença do Piauí, 31 de ago, 2024

Corrida encerra campanha ‘Agosto Lilás’ em Valença do Piauí e reforça enfrentamento ao feminicídio

A Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a Coordenadoria da Mulher, realizou nesta sexta-feira (30) uma corrida em alusão ao encerramento do “Agosto Lilás” e à 2ª Campanha de Enfrentamento ao Feminicídio em Valença do Piauí. O evento contou com categorias feminina e masculina e teve como objetivo chamar a atenção para a grave realidade da violência contra a mulher.

Fabíula Batista, representante da Coordenadoria da Mulher, destacou a importância da ação como parte das iniciativas de conscientização.

“Hoje nós estamos comemorando o final da nossa campanha do Agosto de Lilás e também realizando a segunda campanha em alusão ao enfrentamento ao feminicídio aqui no nosso município. Então, no ano passado nós realizamos a primeira corrida e esse ano estamos realizando a segunda corrida.”

Fabíula ressaltou ainda a importância de dar continuidade a essas ações durante o ano todo, visando informar e encorajar as mulheres a denunciarem casos de violência

“É um tema que precisa ser tratado não apenas durante o mês de agosto, mas nesse mês de agosto é um mês ainda mais especial porque é comemorado a aniversário da Lei Maria da Penha, então intensifica a nossa campanha, mas na Coordenadoria da Mulher estamos trabalhando essa temática e sempre buscando tratar da conscientização durante todo o ano. O resultado desse trabalho de conscientização é exatamente esse, a mulher se sentir, além de se sentir mais segura para denunciar, então saber realmente quando está sendo vítima de violência”, disse Fabíola Alencar.

Ela também destacou a importância de levar informações sobre os diferentes tipos de violência para a população, pois muitos casos não são facilmente identificados:

“A violência não é apenas a violência física, temos a violência psicológica, a violência patrimonial, a violência moral, sexual, então muitas vezes a mulher é vítima de violência e nem sabe, porque a violência psicológica, por exemplo, é uma violência muito sutil, difícil de ser identificada. Então, por isso que é importante a gente estar levando essas informações às mulheres, à população, para que cada vez mais elas tenham mais consciência dos seus direitos”, reforçou.

Ielva Melão, secretária de Assistência Social, destacou que diversas atividades foram promovidas ao longo do mês, com um encerramento mais leve, mas ainda assim que chamou atenção.

“Passamos ao longo do mês de agosto com muitas palestras, muitos encontros, seminários nas escolas, principalmente com as crianças. Nós mudamos um pouco, passamos filmes para chamar a atenção das crianças para que elas atentem, porque são crianças de quinta série, já tem 11 anos, 12 anos, já entende. Pegamos público de pais, mães, professores, e é essa que chegamos ao final com a culminância que seria essa corrida. Uma corrida mais para distração e para chamar a atenção do público. Mas, por incrível que pareça, teve mais de 50 concorrentes e vieram gente até de fora para concorrer. Isso é que importa”, destacou a secretária.

Ela também comentou sobre os dados preocupantes de violência contra a mulher, ressaltando que o aumento nos registros pode ser um reflexo da maior conscientização e exposição dos casos:

“A pessoa diz que está aumentando o feminicídio no país, está aumentando as agressões. Pode ser que esteja chamando a atenção e esteja se descobrindo o que está acontecendo. As pessoas estão mostrando o que está acontecendo para que não aconteça. Então, o que a gente pretende é que isso cesse.”

A corrida, que reuniu mais de 50 participantes, incluindo competidores de outras cidades, encerrou de forma significativa a campanha “Agosto Lilás”, reforçando a necessidade de ações contínuas para combater todas as formas de violência contra a mulher.

 

.
0 Comentário