Portal V1

Dia D’ de vacinação contra a raiva será neste sábado em Valença

03/12/2015

campanha-vacinacao-anti-rabicaA Secretaria de Saúde de Valença realizará neste sábado, o Dia D de vacinação anti-rábica para cães e gatos. A vacina anti-rábica será aplicada nos postos de saúde do município neste sábado a partir das 08h da manha.

De acordo com a secretária de saúde Ielva Melão, a vacinação na zona rural já teve inicio restando agora os da zona urbana de Valença que serão vacinados neste sábado, 5 de dezembro.

É importante frisar que não há contraindicação e que a vacina pode ser aplicada em qualquer cão ou gato com mais de 2 meses de idade, inclusive as que estão amamentando.

Os proprietários de animais precisam ficar atentos sobre a maneira de levar os animais até o posto de saúde, ou seja, não esquecer coleiras ou outros itens que possam facilitar a aplicação da injeção, especialmente no caso dos gatos que podem ser conduzidos em sacolas ou gaiolas próprias para viagem. A apresentação do cartão de vacinação também é importante.

Doença incurável no homem

A raiva é uma doença que compromete o sistema nervoso do homem, sendo incurável e que leva a óbito quase todos os pacientes acometidos por ela.

Todos os mamíferos podem transmitir ao homem o vírus da raiva, mas cães, gatos e morcegos são os principais transmissores. A vacina é a única maneira de controlar a doença.

Em caso de mordida por um desses animais, a pessoa deve lavar o local machucado, imediatamente, com água e sabão. Além disso, deve procurar a unidade de saúde mais próxima. É recomendável, se possível, isolar o animal por 10 dias, para analisar o grau de manifestação da doença.

Compartilhe

Deixe seu comentário