Valença do Piauí, 24 de fev, 2024

Dia da Consciência Negra é comemorado em Valença com roda de conversa

A Casa Renascer e o Cepava realizaram nesta quarta-feira, 20 de novembro uma roda de conversa em comemoração ao Dia da Consciência Negra. A roda de conversa teve como ponto central a Identidade Racial. Esmeraldina Sousa fez a abertura falando sobre os trabalhos realizados pelo Cepava aqui em Valença.

Logo depois usou a palavra a professora Mauricelia Sousa que destacou a Identidade Racial a partir da análise da música “Tá Escrito ” de Xande de Pilares.

O evento foi marcado pelo anuncio do retorno das atividades do grupo de jovens ligados as duas instituições que se reunirá semanalmente na Casa Renascer, mesmo local onde aconteceu a roda de conversa.

O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro em todo o país. A data homenageia Zumbi, um pernambucano que nasceu livre, mas foi escravizado aos seis anos de idade. Mais tarde ele voltaria para sua terra natal e seria líder do Quilombo dos Palmares. Zumbi morreu em 20 de novembro de 1695.

O objetivo do Dia da Consciência Negra é fazer uma reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana no Brasil. Também serve para analisarmos o impacto que tiveram no desenvolvimento da identidade cultural brasileira.

0 Comentário