Valença do Piauí, 27 de set, 2021

Dia de Combate a Hipertensão é realizado em Barra D´Alcântara

Dia Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão Arterial

A Secretaria de Saúde de Barra D`Alcântara, através da equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF), realizou na ultima quarta-feira (25), a Campanha de Prevenção e Combate a Hipertensão Arterial “Eu Sou 12×8”, com o objetivo de informar sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento da hipertensão arterial.

Foram realizadas aferições da pressão arterial, palestra com o medico Dr. Gabriel e distribuição de material educativo sobre a doença.  O secretário de saúde Francisco de Paulo avaliou o evento.

Dia Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão Arterial

“O evento comemorativo ao Dia Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão Arterial foi muito proveitoso, pois podemos identificar pacientes assintomáticos, facilitando o rastreamento da doença e dando mais qualidade de vida para nossa população, parabéns a toda equipe da ESF de Barra D´Alcântara”, disse.

 

O que é Hipertensão Arterial

A hipertensão é uma doença que só apresenta sintomas em seu estágio avançado, por isso as pessoas precisam constantemente verificar os sinais para garantir um tratamento adequado e uma melhor qualidade de vida. A maioria das pessoas não sente sintoma algum, por isso a hipertensão arterial é uma doença silenciosa, daí a necessidade de fazer avaliação médica periódica. A medida deve ser reforçada, ainda mais, em pacientes com histórico familiar. Quem tem o pai ou a mãe com hipertensão já tem de chances de se tornar hipertenso. Já se os dois tiverem a doença, o risco aumenta ainda mais.

Dia Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão Arterial

Fatores de risco para hipertensão

Alimentação inadequada com uso excessivo sal e industrializados;

Sedentarismo;

Obesidade;

Tabagismo;

Consumo álcool;

Hereditariedade.

Dia Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão Arterial
0 Comentário