Dom Juarez Sousa da Silva é anunciado como novo Arcebispo Metropolitano de Teresina
O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 04 de janeiro, como sucessor do Arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho, o então bispo da Diocese de Parnaíba, Dom Juarez Sousa da Silva. A escolha do novo arcebispo ocorreu depois do pontífice aceitar oficialmente a renúncia de Dom Jacinto.
Dom Jacinto tem 75 anos e é o 7º e atual Arcebispo de Teresina, que passará a ser emérito após a celebração de posse do novo arcebispo em Teresina.
Dom Juarez Sousa da Silva é natural de Barras e foi chamado ao Episcopado para guiar a Diocese de Oeiras do Piauí em 17 de maio de 2008, na catedral Nossa Senhora da Vitória, onde exerceu seu ministério episcopal, até ser transferido para a diocese de Parnaíba, como bispo coadjutor.
No dia 6 de janeiro de 2016, o Papa Francisco nomeou dom Juarez como bispo coadjutor da diocese de Parnaíba (PI), assumindo posteriormente o pastoreio da Diocese, e agora passa a ser o 8º Arcebispo Metropolitano de Teresina e 10º Bispo do Piauí.
A proximidade de Dom Juarez com os padres da Arquidiocese por já ter sido professor do Seminário Maior em Teresina, fez com que muitos sacerdotes celebrassem com entusiasmo a escolha. O pároco de Nossa Senhora do Ó e Conceição de Valença, Pe. Wanderley Morais falou sobre a nomeação e o perfil do novo Arcebispo de Teresina.
“É uma ótima escolha, ele foi meu professor, foi meu reitor. É um homem calmo de espiritualidade, realmente foi uma boa escolha e que Deus possa conduzir o ministério dele aqui na nossa Arquidiocese e use seu trabalho de evangelização e de missão”, desejou Pe. Wanderley.
Sobre o Arcebispo Eleito.
Dom Juarez Sousa da Silva nasceu no dia 30 de Junho de 1961 no interior do município de Barras, hoje município de Cabeceiras do Piauí, é o primogênito dos 7 filhos de Anísio Marques da Silva e Maria José Sousa da Silva.
Cursou o Ensino Fundamental, nas escolas Matias Olímpio e Gervásio Costa em Barras, já o seu Ensino Médio e Técnico, no Seminário da Assunção, em Jacarezinho-PR. Seu ensino superior, bacharelado em Filosofia e Teologia no Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus, em Teresina-PI, é graduado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Mestre em História Eclesiástica pela Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma – Itália.
Ordenações:
Diaconal, no dia 10 de julho de 1993, na Catedral de Santo Antônio, em Campo Maior-PI; Presbiteral, em 19 de março de 1994, na Matriz Nossa Senhora da Conceição, em Barras – PI;
Durante a sua vida Presbiteral, destaca-se pelo servir na vida eclesial da Igreja do Piauí, tendo sido Administrador da Paróquia de são José, em Alto-PI, de 1994 a 1996; Vice-reitor e administrador do Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus, de 1996 a 1998; Diretor do Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí – ICESPI, de 2002 a 2008; Professor de História da Igreja, Patrística, de 1998 e de 2002 a 2007.
Com informações da Santa Sé e CNBB
Pe. Roberlan Roseno
Uma grande alegria para nossa amada Arquidiocese de Teresina.