Valença do Piauí, 19 de maio, 2025

Educadores de Valença participam de formações promovidas pela Secretaria de Educação

A Secretaria Municipal de Educação de Valença do Piauí ofereceu nesta terça-feira (22), duas formações para os professores da rede de ensino do município. Os encontros aconteceram no auditório da Secretaria com formadores do PPAIC e do CAEE.

No primeiro momento, a formação foi conduzida pela professora Maria dos Anjos, formadora do PPAIC, que destacou a importância de temáticas voltadas para a educação infantil. “A gente trouxe nessa temática que é o nosso segundo momento do primeiro período de formações do PPAIC com o público da educação infantil com a temática da nossa formação as múltiplas linguagens, puxando também para a literatura antirracista e indígena e também o brincar heurístico na educação infantil”, disse.

Durante o encontro, a formadora reforçou o valor da representatividade no universo infantil. “A importância dessa literatura antirracista vem com a intenção de desenvolver nas crianças a questão da identidade, a aceitação da pessoa negra, a criança precisa desde lá da educação infantil ser estimulado, através da literatura, a autoaceitação, a aceitação do seu tipo de cabelo, seu tom de pele, suas características, então precisa que nós, professores, possamos propor sugestões de atividade que estimulem essa autoaceitação e que elas se sintam representadas, seja através da literatura, através de ilustrações, então tudo isso o PPAIC sempre foca”, ressaltou.

Nesse contexto, duas obras foram utilizadas na formação: “Betina e Meu Crespo é de Rainha”. A proposta é que os professores desenvolvam atividades baseadas nessas leituras, tanto durante o encontro quanto posteriormente, com os alunos em sala de aula.

Outro tema abordado foi o brincar heurístico, uma estratégia pedagógica que valoriza a experimentação e a criatividade. “O brincar Heurístico é uma abordagem pedagógica que a criança vai explorar uma diversidade de materiais, brinquedos não estruturados, como por exemplo caixa, a questão do papelão, do pet, dos elementos da natureza, do metal, as tampinhas, que a criança vai explorar, onde o objetivo principal nesse brincar heurístico é que a criança descubra por si só o que é aquele brinquedo”.

Na segunda parte do dia, os professores participaram de uma formação promovida pelo Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE), ministrada pela psicopedagoga Rosa Campêlo. O foco da formação foi a construção do Plano Educacional Individualizado (PEI), ferramenta essencial para o acompanhamento de alunos com dificuldades de aprendizagem ou que necessitam de adaptações específicas.

“O objetivo da formação é justamente preparar e capacitar os professores com relação à construção do Plano Educacional Individualizado com foco em superar dificuldade dos alunos que não conseguem acompanhar os conteúdos de forma regular, dando ênfase também aos alunos que possuem e necessitam dessas adaptação nas atividades pedagógicas”, explicou a formadora que complementou.

“Além de elaborar o Plano de Atendimento Educacional Individualizado, eles também irão realizar as adaptações das atividades no cotidiano escolar para que todos os alunos consigam alcançar as habilidades as quais eles devem ter êxito até o final do ano, de acordo com a sua série ou ano específico”, reforçou.

Segundo Rosa Campêlo, essa iniciativa faz parte de um ciclo de formações abrangente promovido pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com o CAEE. “Nós da equipe multiprofissional, do Centro de Atendimento Educacional Especializado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, estamos promovendo um ciclo de formação para todos os professores da rede do município, onde iniciamos com o ensino fundamental menor, que são os anos iniciais, o ensino fundamental maior, anos finais, e educação infantil.”

As formações destacam o esforço da Secretaria em melhorar a qualificação dos profissionais da educação e a construção de uma rede mais inclusiva e comprometida com o desenvolvimento integral dos alunos.

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