Valença do Piauí, 09 de dez, 2021

Emenda que muda o dia das sessões da câmara será votada na segunda

Vereadores de Valença
Vereadores de Valença

Os vereadores de Valença devem votar nessa segunda-feira (14) uma emenda modificativa que muda de segunda para sexta-feira o dia das sessões ordinárias do Poder Legislativo. A matéria é polêmica e já gerou uma serie de manifestações, tanto no parlamento, quanto nas redes sociais pelo fato das sessões já terem sido mudadas das sextas-feiras usando o mesmo argumento de aumentar a participação popular nas mesmas.

Em 2009 a vereadora Ceiça Dias apresentou a mesma emenda pedindo que as sessões saíssem das sextas-feiras pelo fato das pessoas terem seus compromissos sociais e não os trocarem pela sessão ao contrario da segunda-feira, onde a agenda é, mas folgada. Outra proposta era de que os projetos e requerimentos ganhariam mais agilidade, uma vez, que eles eram votados na sexta-feira e só seriam despachados na segunda-feira.

O retorno das sessões para a sexta-feira ao contrario de 2009 não é consenso entre os vereadores, nos bastidores existem vereadores que acham que a mudança do dia das sessões servirá apenas para beneficia os próprios vereadores, especialmente aqueles que residem em Teresina como é o caso do vereador Benedito Gomes um dos autores da emenda ao lado dos vereadores Wilton Nunes e Getulio Gomes.

Quando foi lido em plenário, os vereadores Joaquim Filho e Edilsa do Vale se manifestaram pela manutenção das sessões as segundas-feiras. De acordo com os dois vereadores, a mudança em nada mudará a participação popular, uma vez, que a mesma já foi modificada das sextas exatamente pelo fato de não motivar a população a saírem de suas casas para assistir as sessões.

6 Comentários

Nascimento Silva

Se o portal fizer um levantamento deve descobri que tem vereador que não deve ter apresentado cinco requerimentos. Mas como é para beneficiar um colega o projeto será aprovado não tenho duvidas disso.

10 abr, 2014 Responder

Silviane Costa

Porque os nobres vereadores não entram com o projeto para aumentar a quantidade de sessões

10 abr, 2014 Responder

Francisco das Chagas

Os vereadores trabalham um dia e ganham 4 mil reais e agora querem mudar a sessão para sexta para depois tomar uma gelada. É o único motivo rsrsrsr.

10 abr, 2014 Responder

Amanda Ribeiro

É por isso que a população ta indo as ruas o vereador ganha 4 mil para trabalhar um dia e ainda que mudar as leis para beneficiar um vereador que foi eleito sabendo que a sessão era na segunda. sugiro ao portalv1 que mostre os nomes dos vereadores que votaram a favor dessa ….. Parabéns edilsa e joaquim por não compactuar com essa…

10 abr, 2014 Responder

Antonio Borges

beneficiar o vereadores benedito gomes e o vereador getulio gomes ai e de mais

10 abr, 2014 Responder

Alderi Ribeiro

Essa câmara de Valença é uma das piores já eleitas pela população valenciana. vereadores que legislam em causa própria, uma oposição individualista e uma bancada governista cega que só sabem defender um prefeito que dia apos dia vem aumentando seu patrimônio pessoal. É A PIOR LEGISLATURA QUE VALENÇA JÁ TEVE.

11 abr, 2014 Responder