Valença do Piauí, 05 de jul, 2022

Equipe do Governo do Estado visita região valenciana sobre o Cartão Pro Social Busca Ativa

Uma equipe do Governo do Estado visita nessa semana as cidades da região valenciana para agilizar o andamento da implantação do Cartão Pro Social Busca Ativa. Participam da comitiva, a valenciana Francisca Costa (Chiquinha do PT), da Segov, Amália Rodrigues da Sasc e Jorge Fernandes, Agente de Desenvolvimento Territorial do Vale do Sambito (SEPLAN).

O Cartão Pro Social foi lançado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (SASC), com o objetivo de atender famílias de todo o estado que estão fora de outros programas de transferência de renda

“São aquelas pessoas que estão fora de qualquer outro programa governamental, são famílias pobres, extremamente pobres e que não tiveram por alguma razão direito ao Auxílio Brasil, não tem um BPC, não tem gente que receba uma aposentadoria na família ou que não tem uma atividade que lhe possa proporcionar uma renda”, explicou Amália Rodrigues.

Ela mostrou os caminhos para incluir essas famílias. “Se você souber de qualquer pessoa nessa situação de vulnerabilidade oriente para procurar o CRAS do município, o Cras faz a inserção dessas pessoas a partir de uma entrevista, eles inserem essas pessoas no Cadastro Único e no Cadastro Único a gente faz um cruzamento com o sistema do estado, que é o SASC Integração, daí ele faz a seleção dessas famílias que irão ser beneficiadas”, informou.

Amália Rodrigues finalizou dizendo que “Não é as assistentes sociais, não é o pessoal do Governo do Estado que escolhe, não há politicagem nessa modelagem, o que há é um esforço conjunto para achar as pessoas e criar as condições para que elas entrarem na rede de proteção e o sistema faz o filtro”, concluiu.

A equipe visitará as cidades do entorno de Valença. Nesta segunda-feira (23), eles se reuniram com a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social em Valença e nesta segunda-feira (24) foram para a cidade de Aroazes.

 
0 Comentário