Evento mostra números da violência contra a mulher em Valença

Após 11 meses de estudos e pesquisas, serão divulgados durante essa semana os dados relativos à Violência Doméstica contra a mulher, suas causas e conseqüências na cidade de Valença. A pesquisa faz parte do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) do Curso de Especialização em Políticas Públicas da UFPI. A violência doméstica contra a mulher recebe esta denominação por ocorrer dentro do lar, e o agressor ser, geralmente, alguém que já manteve, ou ainda mantém, uma relação íntima com a vítima.
Pode se caracterizar de diversos modos, desde marcas visíveis no corpo, caracterizando a violência física, até formas mais sutis, porém não menos importantes, como a violência psicológica, que traz danos significativos à estrutura emocional da mulher.
O trabalho tem a frente à Assistente Social Danielly Leite e os professores Alexsandro Meneses, Djalma Carvalho, Ivo Xavier e Ranier Nunes. A exposição do trabalho ocorrerá durante toda a semana e os eventos serão abertos à toda comunidade, conforme cronograma a seguir:
1º DIA – 24/07/2012 (Terça – feira)
- Abertura do projeto (Divulgação em Emissora de Rádio local e Internet: www.portalv1.com.br)
2º DIA – 25/07/2012 (Quarta – feira)
- Visita ao Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (CMDDM) de Valença do Piauí / PI, para reunião com mulheres em acompanhamento, objetivando conhecer o trabalho realizado pelo conselho.
- Apresentação do contexto histórico da mulher para as mulheres acompanhadas pelo CMDDM;
- Discussão da Lei Maria da Penha
3º DIA – 26/07/2012 (Quinta – feira)
- Momento Mulher – veiculação de spots na emissora de rádio da Lei Nº 11.340/2006 – Maria da Penha.
4º DIA – 27/07/2012 (Sexta –feira)
LOCAL: Universidade Estadual do Piauí – UESPI
- 14hs – Exibição do Filme Nacional “Dias e Noites” de Sérgio Jockmann
- 15hs – Palestra
Tema: Violência Contra a Mulher e os índices de casos no município
Palestrante: Drª. Rolândia Barros (Advogada e Ex-presidente do CMDDM de Valença)
- 16hs – Debate com a Plenária
- 16hs e 30m – Apresentação dos dados da Delegacia de Polícia e do CMDDM.
- 17hs – Apresentação da equipe de trabalho do GPPGER e Encerramento do Projeto
Ana Alice
Muito interessante este trabalho, parabéns pra equipe de estudantes. Essa é uma problemática que merece destaque na nossa sociedade, mas infeliz mente não é vista como merece. Aqui em Valença não tem policiais preparados para atender a mulher vítima de violência doméstica, o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher só existe de fachada, então nós mulheres ficamos completamente desasistidas. Parabéns!!!
Maria Augusta
Parabéns pela iniciativa. Essa é uma problemática séria na nossa cidade, mas a sociedade valenciana é muito egoísta e não pensa em discutí-la. Vou fazer o possível para estar lá. Conheço várias pessoas que sofre com essa situação e ficam caladas por medo de ser discriminada pela sociedade. Tudo é questão de status. Infelizmente.
Laércio Carvalho
é muito bom