Ex-juiz de Valença é flagrado tentando extorquir prefeita
O juiz José William Veloso, titular da Comarca de Campo Maior, foi flagrado na manhã desta terça-feira (18) tentando extorquir a prefeita de Nossa Senhora do Nazaré, Lucienne Maria da Silva Lopes. O magistrado pediu dinheiro em troca de uma sentença favorável à prefeitura.
A gestora denunciou o caso ao Ministério Público Estadual, que, com apoio da Polícia Federal e do Tribunal de Justiça do Estado, montou o flagrante. De acordo com a Corregedoria do Tribunal de Justiça do Piauí, o juiz foi filmado praticando o crime.
Apesar do flagrante, José William não foi preso. Magistrados são beneficiados por prerrogativas especiais e só podem ser detidos “por ordem escrita do Tribunal ou do Órgão Especial competente para o julgamento” ou “em flagrante de crime inafiançável”.
O promotor Cláudio Barros e o juiz corregedor Luís Henrique Moreira Rêgo acompanharam todo o procedimento. Eles formalizarão a denúncia no Tribunal de Justiça ainda nesta terça. Ainda esperando maiores informações sobre o caso, o desembargador Edvaldo Moura, presidente do TJ, disse apenas que as acusações não “graves”.
O juiz José William deverá responder a um processo administrativo no âmbito do TJ, que pode punir o magistrado com aposentadoria compulsória.
Fonte: portalaz
carla medeiros
É preciso refltir sobre o excesso de soberania do poder judiciário. Como podemos aceitar que um juiz é comprovadamente desoneste e este será “punido” apenas com uma aposentadoria compulsoria? E se fosse um professor, um funcionario público, não seriam demitidos?
Débora Alves
Punir um agente público, qualquer que seja a esfera, com uma aposentadoria compulsória não é penalidade, é estímulo à corrupção.