Valença do Piauí, 25 de jan, 2022

Facebook anuncia OpenCellular: internet 4G para áreas remotas

O Facebook é uma empresa que está sempre trabalhando para melhorar a conexão de internet em países subdesenvolvidos. No ano passado, anunciaram que iriam levar internet através de drones para áreas remotas do planeta. Hoje, a empresa revelou o OpenCellular, um projeto que pretende garantir acesso a Web a lugares que a manutenção de antenas é muito cara.

id180929_1
Segundo uma análise do próprio Facebook, no final de 2015 mais de 4 bilhões de pessoas ainda não estavam conectadas.

Segundo uma análise do próprio Facebook, no final de 2015 mais de 4 bilhões de pessoas ainda não estavam conectadas e 10% da população vivia fora da cobertura de conexão de celular. O OpenCellular vem para mudar exatamente isso. Através da plataforma, o Facebook pretende criar uma nova tecnologia que possa diminuir os custos para operadores levarem a internet para lugares onde a cobertura é escassa.

O projeto é open-source e tem a finalidade de disponibilizar pontos de acesso WiFi em áreas remotas. Qualquer pessoa pode construir e operar as redes, o que pode resultar em internet em diversos pontos do planeta onde a conexão é escassa. A conexão vai desde o 2G até o 4G. O Facebook já começou os testes em sua sede, e desenvolveu um dispositivo do tamanho de uma caixa de sapato, capaz de levar conexão para, aproximadamente, 1500 pessoas e pode atingir até 10km de distância.

Lembramos também que outras empresas trabalham para conseguir levar internet para lugares onde essa tecnologia é precária. É o caso do Google, que tem planos de levar a conexão através de balões. Conhecido como Projeto Loon, ele transmite internet 4G para uma área de 20km abaixo do balão. O projeto começou a ser desenvolvido em 2011 e os testes já começaram.

O OpenCellular não tem previsão para receber os primeiros testes práticos, e o Facebook afirma que irá pedir feedback e idéias de sua comunidade.

Via Tudo Celular

0 Comentário