Valença do Piauí, 23 de abr, 2021

Fotos e entrevistas: Chega ao final a 6ª Edição do SALIVA

KÁSSIO GOMES E ANTÔNIO JOSÉ

Terminou na noite desta segunda-feira (15), o 6º Salão do Livro de Valença do Piauí (SALIVA), o evento que teve inicio na sexta-feira (12) reuniu no auditório do Colégio Santo Antônio escritores, atores, músicos, pintores e cartunistas para falar e discutir vários temas da nossa literatura. Esse ano o evento rompeu as barreiras brasileiras e trouxe o bacharel em ciências sociais, Ricardo Ossagô de Guiné Bissau, que trouxe ao público uma visão diferenciada sobre a participação da África no desenvolvimento mundial.

O escritor carioca Henrique Rodrigues, autor do livro “Como se Não Houvesse Amanhã” que faz uma homenagem em contos ao líder da banda Legião Urbana Renato Russo conseguiu atrair a atenção do publico formado em sua maioria por jovens e adultos que cantaram e cantam Legião Urbana, apalestra foi uma das mais participativas do SALIVA. Luiz Romero, Deolinda Marques, Salgado Maranhão, Jasmine Malta, Antônio José, Lucinete Lima, Wellington Soares, Genilson Alves, Marcondes Brito, Alfredo Warney, Pedro Felipe, Marcilio Miranda, Maria Araci Lima, Gisleno Feitosa, Marcos Henrique foram alguns dos nomes que subiram ao palco nesta edição apontada por todos como uma das melhores do evento.

Durante o salão do livro o publico também participou de outras atividades fora do auditório, o grupo teatral Capim Pubo de Elesbão Veloso animou a criança com peças infantis que sempre estavam lotadas. Em outro ambiente foi montada uma sala de jogos, onde podia se aprender todos os movimentos do xadrez. Logo na entrada do SALIVA, o publico tinha a sua disposição os chargistas George Barros e Paulo Urso, que mostravam sua arte e aproveitavam para fazer a caricatura do publico gratuitamente.

À noite os participantes tiveram a sua disposição vários shows gratuitos com as mais diferentes vozes valencianas e de convidados especiais como Vavá Ribeiro. O poeta Luiz Rosa e o escritor Salgado Maranhão foram os dois homenageados do salão esse ano. Durante todos os dias o auditório ficou lotado nos três turnos o que foi muito elogiado pelos palestrantes.

A falta de apoio das autoridades e da classe empresarial foi reclamada no evento. “Eventos como esse deveriam fazer parte do calendário oficial da cidade e do estado com uma dotação orçamentária própria, a população já incorporou o evento e ela tem o direito de ver os recursos públicos voltados para eventos como esse” afirmou o escritor Henrique Rodrigues.

Kássio Gomes disse ao portalv1 que as dificuldades encontradas para realizar o evento serviu para unir a organização e que o resultado final foi amplamente positivo. “O SALIVA precisa de uma estrutura mínima para acontecer e o que nos queremos é essa estrutura mínima e não passarmos por um drama psicológico para realizar o salão” disse. O humorista Dirceu Andrade foi o responsável pelo fechamento do evento, que logo após foi concluído com a entrega dos certificados aos participantes de toda a região valenciana. O portalv1 que esteve durante os quatro dias do SALIVA divulga mais fotos do evento e entrevistas com Henrique Rodrigues, Antônio José, Salgado Maranhão e Kássio Gomes aperte no player para ouvir.

Fotos

.

Entrevista Henrique Rodrigues

Entrevista Antônio José

Entrevista Kássio Gomes

Entrevista Salgado Maranhão

1 Comentário

Pâmela Laurentina

É muito gratificante olhar o sucesso do salão. Espero que ele possa receber o apoio necessário.

22 nov, 2010 Responder