Gob Brasil: Maçonaria Brasileira completa 198 anos
Nesta quarta-feira, 17 de junho, a potência maçônica Grande Oriente do Brasil (Gob) completou 198 anos de fundação. O Grande Oriente do Brasil (GOB) foi fundado em 17 de junho de 1822 a partir de três Lojas Maçônicas: Comércio e Artes, União e Tranquilidade e Esperança de Nictheroy.
Seu primeiro Grão-Mestre foi José Bonifácio de Andrada e Silva que após a fundação do Grande Oriente do Brasil passou a ser membro da Loja Maçônica Esperança de Nictheroy. Em 4 de outubro de 1822, veio o segundo Grão Mestre, o então Príncipe Regente e logo depois Imperador D. Pedro I.
Ao longo desses anos o Grande Oriente do Brasil participou dos momentos cruciais da história brasileira como a abolição da escravatura, proclamação da república e a independência do Brasil.
A Maçonaria é uma instituição essencialmente iniciática, filosófica, filantrópica, progressista e evolucionista. Proclama a prevalência do espírito sobre a matéria e pugna pelo aperfeiçoamento moral, social e intelectual da humanidade, por meio do cumprimento inflexível do dever, da prática desinteressada da beneficência e da investigação constante da verdade. Seus fins supremos são Liberdade, Igualdade e Fraternidade. Os maçons estruturam-se e reúnem-se em Lojas, todas iguais em direitos e honras.
O Grande Oriente do Brasil é a maior Obediência Maçônica do mundo latino e reconhecido por toda a Maçonaria Regular. Destacam-se suas fraternais relações com a Grande Loja Unida da Inglaterra (com o Primeiro Tratado realizado em 1919, e depois ratificado em 1935), e com todas as Obediências Maçônicas regulares da Europa e América do Norte.
A data foi comemorada nesta quarta-feira (17) com uma palestra online com o tema “Rumo aos 200 anos” presidida pelo Grão-Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil, Soberano Irmão Múcio Bonifácio Guimarães e o Grão-Mestre Geral Adjunto Sapientíssimo Irmão Ademir Cândido da Silva, presidentes dos tribunais maçônicos e grão-mestres estaduais.
Além de destacar a participação decisiva do Gob nos momentos marcantes de nossa história, as autoridades debateram sobre os desafios do trabalho maçônico em prol do Brasil e dos brasileiros nessa preparação pós pandemia, a modernização da comunicação social para aproximar, agilizar os trabalhos e ações maçônicas, como também a preparação para os 200 anos da maçonaria brasileira que se dará em 2022.
Acompanhe no vídeo abaixo os pronunciamentos do Sapientíssimo Irmão Ademir Cândido da Silva Grão-Mestre Geral Adjunto e do Grão-Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil Soberano Irmão Múcio Bonifácio Guimarães na live comemorativa.

Colaboração: ascom Gob