Valença do Piauí, 18 de jun, 2024

Governo do Estado lança edital de inovação para reforçar Segurança Pública com soluções tecnológicas

O Governo do Estado do Piauí, por meio da Agência de Atração de Investimentos Estratégicos (Investe Piauí) e do Laboratório de Inovação do Piauí (Lipi), publicou, nessa terça-feira (21), o primeiro edital para o 1º Ciclo do  Programa de Inovação Aberta do Governo do Estado do Piauí (Piagep), com desafios relacionados à área da Segurança Pública.

O programa tem o objetivo de criar um elo entre as necessidades do Governo do Estado e as capacidades do mercado, realizando conexões entre esses desafios e pessoas físicas, startups, consórcios de empresas, ou qualquer outra pessoa jurídica capaz de implementar soluções inovadoras e tecnológicas por meio da inovação aberta.

No edital, foram elencados três desafios. O primeiro é automotizar  a análise de dados textuais contidos nos Boletins de Ocorrência e detectar padrões criminais, utilizando técnicas de Inteligência Artificial (IA), de modo a auxiliar a confecção de relatórios e a atuação mais eficiente das forças policiais; Integração com Sistemas de Atendimento ao Público, na qual a solução se integrará aos sistemas de atendimento ao público, focados na comunicação de ocorrências policiais; detecção de padrões e tendências criminais, de modo que o processamento possibilite a detecção de padrões e tendências criminais, com foco em mortes violentas intencionais, com alertas em tempo real sobre a ocorrência de homicídios; criação de chatbot para comunicação com a sociedade.

O segundo desafio é elaborar um sistema para analisar e interpretar dados relacionados às ações das forças de Segurança Pública, identificar padrões criminais, avaliar políticas públicas e gerar relatórios e visualizações de dados de forma clara e informativa, a fim de apoiar a tomada de decisões do governo.

No terceiro desafio, é solicitada a automação da coleta e análise de informações referentes ao uso de recursos humanos e equipamentos da Secretaria da Segurança Pública, possibilitando a melhor gestão e alocação desses recursos; bem como a vigilância aprimorada de solução com a capacidade de alertar as autoridades para ações ilegais em tempo real.

“O Governo do Estado, por meio deste modelo de inovação aberta, lança este edital para o mercado de startups. A Secretaria da Segurança realizou um estudo com os principais desafios e os lança para buscar soluções inovadoras no combate à criminalidade no Piauí”, explica o secretário da Segurança, Chico Lucas.

O lançamento dos desafios será realizado até o dia 30 de junho, por meio do site startuppiaui.com/lipi. As propostas selecionadas pelo Comitê Técnico receberão um investimento financeiro para a execução da prova de conceito, que variam de R$ 20 mil a R$ 100 mil. Ainda segundo o edital, o prazo máximo para a execução da prova de conceito será de seis meses.

Clique aqui para saber mais do edital

0 Comentário