Valença do Piauí, 13 de abr, 2024

Homem tem mandado de soltura há mais de um ano e continua preso

direto-e-justicaEDO presidente da Comissão dos Direitos Humanos do Piauí, Lúcio Tadeu, denunciou, após tomar conhecimento junto ao Corregedor Geral de Justiça do Piauí, Francisco Antônio Paes Landim, um caso que corre na justiça. Um homem que está preso na Casa de Custódia mesmo possuindo alvará de soltura desde setembro de 2011. Segundo Lúcio Tadeu, esse fato é gravíssimo e a Comissão vai intervir. Além deste, há também outro caso: ninguém sabe o paradeiro do detento Roberto Pereira da Silva.

Cosmo de Lima Monteiro foi preso em flagrante por furto simples em 21 de agosto de 2011 e o mandado de soltura foi expedido cerca de um mês depois, em 29 de setembro de 2011, entretanto ele continua preso. De acordo com Lúcio Tadeu, o processo ficou na Vara Criminal até o fim do ano passado, quando foi entregue ao Ministério Público.

“O processo está parado até agora sem ninguém para julgar. Isso é um absurdo, o rapaz está preso com um mandado de soltura expedido há um ano e cinco meses, podendo estar agora junto a sua família”, explicou o presidente da Comissão da OAB.

Lúcio Tadeu declarou que agora com conhecimento do fato, vai entrar ainda esta semana com um pedido de Habeas Corpus para Cosmo de Lima, e exigir que o processo dele seja analisado. “A Ordem vai intervir neste caso. Não podemos aceitar que esse rapaz continue preso. Esse caso é gravíssimo e vamos tomar as devidas providências”, afirmou.

Caso Roberto Pereira da Silva

O escrivão judicial Otávio Soares da Silva, da 3a. Vara Criminal de Teresina escreveu o ofício 023/2013 para o diretor da Divisão de Presídios, no último dia 15, indagando sobre o paradeiro de Roberto Pereira da Silva.

O detento foi preso em flagrante no dia 27 de dezembro de 2012, sendo a prisão convertida à preventiva no dia 28 de dezembro de 2012. Ao ser procurado para o julgamento, não foi encontrado.

Fonte: portalaz

 

0 Comentário