Portal V1

Hospital emite nota sobre fim de parceria com a Sec.Saúde de Valença

01/08/2017

Hospital Regional Eustáquio Portela

A direção do Hospital Regional Eustáquio Portela, emitiu uma nota nesta terça-feira, 1º de agosto em relação ao fim da parceria entre a secretaria municipal de saúde e o hospital regional que mantinham em funcionamento as salas de vacina e curativos no hospital regional.

De acordo com direção do hospital no inicio de julho, a direção foi procurada pela coordenadora de Atenção Municipal de Básica e a enfermeira responsável pela Imunização, onde afirmaram que a secretaria de saúde iria a partir de agosto assumir integralmente os serviços da atenção básica em Valença e por isso estava solicitando o retorno dos servidores municipais que atendiam nas salas.

A decisão da secretaria tem varias vertentes. De um lado, a determinação da gestão comandada pelo secretário Leonardo Nogueira em assumir a atenção básica, que de fato é de sua responsabilidade. A decisão é importante e desafiadora porque vem com varias responsabilidades.

A primeira delas é saber se a secretaria terá condições de manter o atendimento de todas as equipes do PSF nos períodos da manha, tarde, fins de semana, feriados e recessos. De acordo com a nota de janeiro a julho foram feitos 4.321 procedimentos da atenção básica na sala de curativos, cuja produção é destinada ao município, o hospital não recebe nenhum recurso com esses atendimentos. 

Sobre esse atendimento o hospital informa que Valença faz parte do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (Pmaq) que entre outras solicitações determina que o atendimento seja de 40 horas semanais. A nota termina com a direção agradecendo a parceria.

 

Veja a nota do hospital.

A direção do Hospital Regional Eustáquio Portela (HREP) vem a público esclarecer sobre o fim da parceria entre este hospital e a Secretaria Municipal de Saúde de Valença no atendimento das salas de vacina e curativo no hospital regional. Tal solicitação foi feita no inicio de julho pela coordenadora de Atenção Básica deste município e a enfermeira responsável pela Imunização alegando que os mesmo procedimentos seriam realizados a partir de agosto nos postos de saúde do município de Valença do Piaui.

Em tempo, essa direção lembra que o hospital dispõe de uma sala de vacina e de curativo, cedidos para Secretaria Municipal de Saúde (SMS), mediante acordo firmado em gestões anteriores, sendo compactuadas em que o hospital entraria com estrutura física e materiais de insumos, e a secretaria entraria com 02 funcionários. Lembramos que a produção desses procedimentos realizados no hospital é destinada para produção do município, cabendo ao hospital apenas dispor de sua estrutura física com a finalidade de melhor atender a população.

Em relação a sala de curativos queremos esclarecer que desde o inicio da atual gestão foi reduzido o numero de funcionários de 02 para 01,ficando sob responsabilidade do hospital fazer cobertura dos atendimentos da sala, mesmo não sendo de sua responsabilidade.

Informamos que no período de janeiro a julho do corrente ano foram realizados 4.321 procedimentos da atenção básica na sala de curativos.

Gostaríamos de informar que o hospital não tem gerencia sobre os atendimentos dos postos de saúde, não cabendo intervir no seu funcionamento, no entanto é importante lembrar que Valença esta inserida no PMAQ, que determina o atendimento de 40horas/semanais.

Finalizamos agradecendo a Prefeitura Municipal de Valença pela parceria desses anos e desejamos que a população continue sendo bem atendida nesta nova fase da gestão municipal.

                                                                 Valença do Piauí, 01 de Agosto de 2017.

                              Lucília Maria Dantas Marreiros           

                                                                            Diretora Geral do HREP

Clique e veja a nota

 

Compartilhe

Deixe seu comentário