Valença do Piauí, 02 de mar, 2024

Instituto Dom Quixote abrilhanta desfile cívico em Valença. Muitas fotos

Instituto de Ensino Dom Quixote
Instituto de Ensino Dom Quixote

O Instituto de Ensino Dom Quixote participou na manha deste domingo do Desfile Cívico de 07 de setembro, Dia da Independência do Brasil. O desfile foi organizado pela prefeitura municipal e reuniu escolas das redes municipal, estadual, maçonaria, policia militar e a comunidade. O Instituto Dom Quixote foi à quarta escola a desfilar abordando temas importantes do Brasil Republica no período conhecido como Inquietação Urbana na Republica Velha que iniciou-se com a Proclamação da República em 1889 e terminou com o movimento de 1930, que depôs o presidente Washington Luis.

Durante esse período, as oligarquias consolidaram-se no poder, apoiadas em sua riqueza, mas também em uma estrutura política típica, desenvolvida pelas elites da época.

A Revolta da Vacina foi outro tema abordado pelo Instituto Dom Quixote relatando um movimento popular registrado no Rio de Janeiro no ano de 1904 contra a obrigatoriedade da campanha de vacinação do governo federal, contra a varíola.

A Revolta da Chibata também foi levada a avenida pelo Dom Quixote mostrando o motim militar encabeçado pela Marinha do Brasil em 1910 no Rio de Janeiro que tentava chamar a atenção para a aplicação  de castigos físicos contra os marinheiros que nas faltas mais graves eram punidos com 25 chibatadas.

A luta operaria no Brasil também foi retratada pela escola cuja responsabilidade ficou a cargo de um pelotão formado pelos pais de alunos que esse ano integraram o desfile. Veja as fotos do Dom Quixote e a participação das outras escolas do desfile em Valença.

Desfile Dom Quixote. Desfile outras escolas

.

Desfile outras escolas

.
1 Comentário

Daniel Lima

Poderiam fazer o 7 de setembro só com o Dom Quixote.

08 set, 2014 Responder