Valença do Piauí, 20 de abr, 2025

José Itamar critica construção de passeio na entrada de Valença. Entenda

A rede de alta tensão que sai da subestação ficará embaixo do passeio publico
A rede de alta tensão que sai da subestação ficará embaixo do passeio publico

O vereador José Itamar  (PMDB) solicitou na sessão desta segunda-feira (31), que a câmara municipal reaja no sentido de defender a população contra os erros na construção do passeio, que está sendo construído pelo governo do estado na pista de acesso a Valença, sentido Teresina. José Itamar afirmou que a construtora responsável pela obra está construindo o passeio em baixo de uma rede de alta tensão, que de acordo com o vereador coloca a vida dos pedestres em risco.

O vereador afirmou que o problema não é por causa de uma possível quebra na fiação, mas por causa do campo eletromagnético criado ao longo da rede de alta tensão que segundo estudos mostram varias incidências de problemas e até no risco de contrair doenças como leucemia e câncer especialmente em crianças.

O vereador pediu para que o projeto seja revisto e que o passeio seja construído do outro lado da pista para evitar o contato direto dos pedestres com a linha de alta tensão e para uma maior fluidez das pessoas que se utilizam da via. Ele criticou a escolha do local, uma vez, que não faz sentido à construção do passeio ali, vista que, o mais apropriado seria construir o passeio do lado da Igreja de São Benedito.

“Se fosse construído passando em frente à igreja as pessoas não corriam o risco com a alta tensão e nem com o trânsito, não consigo entender a lógica desse projeto” afirmou. José Itamar pediu a intervenção da câmara e das autoridades no sentido de readequar o projeto para o bem da população que se servirá da via. O vereador contou com o apoio imediato dos vereadores Getulio Gomes, Edilsa do Vale e Benedito Gomes, que concordou com os argumentos do colega e afirmou que em Teresina, por exemplo, onde existe rede de alta tensão não se constrói pista para caminhada, apenas hortas comunitárias.

Conheça os perigos da tensão eletromagnética

Não bastassem os efeitos do campo eletromagnético natural que atua sobre a Terra, o homem também é afetado pela energia dos campos artificiais, provenientes dos aparelhos eletro-eletrônicos, torres de alta-tensão, torres de celular, etc.

Na ordem natural da vida, o homem, que também possui seus próprios campos eletromagnéticos, é influenciado pelo campo natural, mas de uma forma equilibrada. No entanto, com o avanço tecnológico, surgem mais e mais aparelhos eletro-eletrônicos e, conseqüentemente, aumentam as tensões eletromagnéticas.

A tensão eletromagnética é causada pela exposição do corpo humano a campos eletromagnéticos artificiais, tais como rádio, TV, geladeira, geradores, celulares, microondas. Eles penetram no organismo humano, alterando os processos celulares. O resultado é que o homem acaba tendo sua energia vital, saúde física, mental e psicológica afetadas.

Mesmo com a publicação de vários estudos sobre efeitos negativos desses aparelhos, nenhuma medida concreta foi tomada para combater o problema.
Veja abaixo uma relação dos principais focos de emissão de campo eletromagnético artificial e seus males:

Rede de alta tensão, cabos de força ou torres de transmissão de energia: alguns estudos mostraram que ficar próximo dessas redes pode causar leucemia. No Brasil, é proibido ter construções a menos de 25m dessas redes. O mais aconselhável é que nenhuma moradia ou empresa esteja a menos de 400 ou 500m.

Os campos eletromagnéticos mais fortes estão entre uma torre de transmissão e outra e não em torno da torre. Moradias próximas devem fazer com que os quartos fiquem o mais longe possível das redes, principalmente o das crianças. Muros altos e árvores ajudam a filtrar um pouco os efeitos dos campos elétricos. Alguns gráficos de radiestesia também podem ajudar nestes casos.

Fonte: site Terra

4 Comentários

Francisco Dias

Acho até desnecessário essa tentativa do vereador em pedir esse apoio formal da câmara, pois não deve receber um apoio formal, pois o prefeito não tem interesse e por isso a maioria não votaria isso. A posição do nobre vereador Bené deve ser porque não está achando apoio para votar seu projeto de mudança do dia das sessões que diga se de passagem é uma aberração inominável. Se for possível sugiro ao vereador que acione o ministério publico ou outras instituições como a OAB para esse pleito que acho de suma importância a população.

01 abr, 2014 Responder

Douglas Ferreira

Essa luta precisa ser também encampada pelo prefeito e pelo Ministério Publico. Parabéns ao vereador pela preocupação com a gente.

01 abr, 2014 Responder

james

Mais que solicitação mais besta, quero saber se essa mesma rede é distribuida debaixo de chão dentro da cidade? Por isso que essa cidade não vai pra frente… tudo que vem em beneficio tem pessoas que criticam e fazem de tudo para que não der certo!
Não vai sair do lugar nunca enquanto tiver pessoas com esse pensamento, disputa política besta!

01 abr, 2014 Responder

Marina Rodrigues

Não acho que o vereador terá sucesso nessa empreitada nossas autoridades e nós povo somos acomodadas demais cada um só pensa em si. Tem pessoas que criticam o assunto na lata sem nem se perguntar se é verdade isso que o vereador esta afirmando. Só conseguem ver o lado politico talvez duvidem até que existam campo eletromagnético.

01 abr, 2014 Responder