Kássio Gomes fala sobre incêndio de transporte escolar na Taboquinha
O secretário de educação, Kássio Gomes enviou uma nota comentando sobre o incêndio ocorrido nesta sexta-feira, com um veiculo que transportava alunos do ensino médio. O secretário informou que sobre o incidente e aproveitou para responder comentários nas redes sociais.
NOTA DA SEME
Prezados,
Sou o professor Kássio Gomes, Secretário de Educação do Município. Vi uma postagem na rede social e me solidarizo à reivindicação de quem a fez, contudo, preciso esclarecer alguns fatos que ali não condizem com a realidade:
- A responsabilidade de transporte de alunos do Ensino Médio não é do município, mas do Estado. Contudo, fazemos parceria para ajudar o Estado e os alunos. Nessa parceria, recebemos da GRE apenas dois ônibus e estes são velhos e realmente com grandes problemas. Já mandamos, inclusive arrumar, embora nós, do município, não recebamos do Estado contrapartida que dê para essa manutenção.
- Há na reivindicação uma informação inverídica, pois não estamos sem pagar aos motoristas, portanto é mentirosa essa informação. Todos estão recebendo, dentro da previsão legal de serviço prestado ou efetivo.
- Para ajudar no transporte, em virtude dos carros estarem quebrados, contratei, emergencialmente, o carro que dispunha na comunidade, a fim de ajudar os alunos, mesmo não sendo nossa essa responsabilidade.
- Confesso a todos que estamos repensando essa parceria com o Estado, exatamente para não sermos culpabilizados injustamente.
- Sugiro que a quem cobra que o faça, principalmente ao Estado, para que tome as providências necessárias, uma vez que a responsabilidade do Município é com alunos de Ensino Infantil e Fundamental e não do Ensino Médio, como é o caso em questão.
- O que fazemos, prezados leitores, alunos e demais usuários do transporte escolar, é dispor desses carros para auxiliar o Estado e não para assumir a sua responsabilidade.
Portanto, antes de atacar precipitadamente dessa maneira, sugiro que nos procurem para que possamos dar os esclarecimentos. Afinal, estamos auxiliando o Estado e não assumindo a sua responsabilidade, volto a dizer.
No mais, estou à disposição de todos que necessitarem desses esclarecimentos e de outros da nossa esfera de competência.
Até o momento não há nenhum contrato entre o Município e o Estado assinado por mim ou pela Prefeita, no sentido de assumir o transporte de alunos do Ensino Médio ou Técnico. Como disse anteriormente, Estamos fazendo isso para ajudar o Estado e principalmente os alunos. Logo, se assim ó fazemos, é por entendermos que estamos ajudando. No entanto, se formos compreendidos de maneira equivocada, deixaremos de lado a presente parceria e passaremos a transportar apenas alunos das escolas do município, cobrando do Estado que assuma a sua responsabilidade de transportar os alunos do Ensino Médio.
Kássio Gomes
Secretário Municipal de Educação de Valença do Piauí – PI