Valença do Piauí, 25 de set, 2021

Kássio Gomes fala sobre incêndio de transporte escolar na Taboquinha

O secretário de educação, Kássio Gomes enviou uma nota comentando sobre o incêndio ocorrido nesta sexta-feira, com um veiculo que transportava alunos do ensino médio. O secretário informou que sobre o incidente e aproveitou para responder comentários nas redes sociais.

NOTA DA SEME

 

Prezados,

 

Sou o professor Kássio Gomes, Secretário de Educação do Município. Vi uma postagem na rede social e me solidarizo à reivindicação de quem a fez, contudo, preciso esclarecer alguns fatos que ali não condizem com a realidade:

  1. A responsabilidade de transporte de alunos do Ensino Médio não é do município, mas do Estado. Contudo, fazemos parceria para ajudar o Estado e os alunos. Nessa parceria, recebemos da GRE apenas dois ônibus e estes são velhos e realmente com grandes problemas. Já mandamos, inclusive arrumar, embora nós, do município, não recebamos do Estado contrapartida que dê para essa manutenção.
  2. Há na reivindicação uma informação inverídica, pois não estamos sem pagar aos motoristas, portanto é mentirosa essa informação. Todos estão recebendo, dentro da previsão legal de serviço prestado ou efetivo.
  3. Para ajudar no transporte, em virtude dos carros estarem quebrados, contratei, emergencialmente, o carro que dispunha na comunidade, a fim de ajudar os alunos, mesmo não sendo nossa essa responsabilidade.
  4. Confesso a todos que estamos repensando essa parceria com o Estado, exatamente para não sermos culpabilizados injustamente.
  5. Sugiro que a quem cobra que o faça, principalmente ao Estado, para que tome as providências necessárias, uma vez que a responsabilidade do Município é com alunos de Ensino Infantil e Fundamental e não do Ensino Médio, como é o caso em questão.
  6. O que fazemos, prezados leitores, alunos e demais usuários do transporte escolar, é dispor desses carros para auxiliar o Estado e não para assumir a sua responsabilidade.

Portanto, antes de atacar precipitadamente dessa maneira, sugiro que nos procurem para que possamos dar os esclarecimentos. Afinal, estamos auxiliando o Estado e não assumindo a sua responsabilidade, volto a dizer.

No mais, estou à disposição de todos que necessitarem desses esclarecimentos e de outros da nossa esfera de competência.

Até o momento não há nenhum contrato entre o Município e o Estado assinado por mim ou pela Prefeita, no sentido de assumir o transporte de alunos do Ensino Médio ou Técnico. Como disse anteriormente, Estamos fazendo isso para ajudar o Estado e principalmente os alunos. Logo, se assim ó fazemos, é por entendermos que estamos ajudando. No entanto, se formos compreendidos de maneira equivocada, deixaremos de lado a presente parceria e passaremos a transportar apenas alunos das escolas do município, cobrando do Estado que assuma a sua responsabilidade de transportar os alunos do Ensino Médio.

Kássio Gomes

Secretário Municipal de Educação de Valença do Piauí – PI

0 Comentário