Valença do Piauí, 19 de jan, 2021

Margarete Coelho: Projeto propõe representante jovem no Legislativo

deputada Margarete Coelho

De iniciativa da deputada estadual Margarete Coelho (PP), tramita na Assembléia Legislativa o projeto que cria, dentro da casa, o Jovem Parlamentar. O programa, que estará sob coordenação da Escola do Legislativo, tem o objetivo de estimular a participação política da juventude através da vivência de situações reais da atividade político-parlamentar com a elaboração, apresentação e votação de projetos em Sessão Plenária, a ser realizada semestralmente.

“Poderão participar os alunos do ensino médio matriculados nas escolas das redes pública e privada. Assim, serão sorteadas quatro escolas, uma por região do Estado, somando um total de cinco escolas. Ao todo serão eleitos 30 (trinta) deputados estudantes”, explica a autora do projeto, Margarete Coelho.

As inscrições estarão constantemente abertas, e o formulário de inscrição deverá ser encaminhado à Escola do Legislativo por meio de correio, internet ou fax. O sorteio das escolas participantes será realizado em Sessão Plenária, no dia da abertura oficial de cada edição. As escolas sorteadas serão então visitadas por uma equipe da Escola do Legislativo, com o intuito de orientar alunos e professores sobre o Jovem Parlamentar.

“Queremos proporcionar a circulação de informações nas escolas sobre projetos, leis e atividades gerais da Assembléia Legislativa; possibilitar aos alunos o acesso e conhecimento dos deputados e suas propostas; favorecer atividades de discussão e reflexão sobre os problemas do Estado, ligados diretamente à população; proporcionar situações onde os Jovens Parlamentares, representando as figuras dos deputados, apresentem sugestões perante os problemas da comunidade”, disse Margarete Coelho.

O programa será desenvolvido somente mediante a elaboração do projeto pedagógico; estabelecimento do calendário para visitas dos deputados nas escolas e dos alunos nas instalações do Legislativo; planejamento das atividades; pesquisa e seleção de material didático; além da visita dos agentes do programa às unidade escolares para orientar e avaliar o projeto junto aos professores e alunos.

A deputada Margarete Coelho ressalta, por fim, que o projeto pode auxiliar os jovens a desmistificar a imagem negativa sobre política. “Existe uma apatia impressionante do jovem quando se fala de política. Muitos associam à corrupção, meio de vida e precisamos mostrar que não é isso. Precisam conhecer e entender o regime democrático”, completa.

0 Comentário