Portal V1

Mitos e verdades sobre o cuidado com a pele no verão

07/01/2010
Vista do Balneário Santa Rosa.

Vista do Balneário Santa Rosa.

Os cuidados com a pele no verão são muito importantes, pois nessa época as pessoas ficam mais expostas aos raios solares e muitas vezes não se protegem o suficiente. 

Para sanar algumas dúvidas básicas sobre o cuidado com a pele no verão, Kátia Liberti, proprietária da clínica CHI no Rio de Janeiro, esclareceu o que é mito e o que é verdade quando o assunto é a beleza da pele do rosto.

Veja abaixo:

1- Os produtos para limpar, tonificar e hidratar a pele devem ser da mesma marca?
É realmente mais adequado usar produtos de uma mesma linha. Eles têm os mesmos princípios ativos, além de serem desenvolvidos para o mesmo objetivo e tipo de pele. No caso de produtos manipulados ou receitados, eles podem ser de linhas diferentes, pois o especialista procura indicar as combinações adequadas.

2- É melhor evitar loções com álcool para limpar a pele?
Elas até podem limpar melhor a pele, mas podem irritá-la e podem estimular a produção de oleosidade.

3- Tomar sol melhora a pele?
Tudo depende do tempo e do horário que a pessoa se expõe ao sol. Os primeiros raios do dia têm efeito antiinflamatório e, por isso, melhoram a acne. Porém, quando a exposição ao sol é exagerada, a acne piora, já que a pele queimada fica mais grossa, facilitando o entupimento dos poros. Para todos os casos e em qualquer horário, porém, é imprescindível proteger a pele com filtro solar.

4- É importante aplicar o creme de baixo para cima?
Em geral, a maior preocupação deve ser aplicar o creme com suavidade sobre a pele limpa, sem movimentos bruscos e, de preferência, por igual. Se a intenção for massagear a pele, faça o movimento de baixo para cima na área da testa; do centro para fora, nas áreas da maçã do rosto e dos olhos; e de cima para baixo, no queixo e pescoço.

5- Acne pode ser contagiosa?
A acne acontece especialmente na puberdade por tendência hereditária. Ou ainda, por uso de medicamentos, doenças ou cosméticos muito oleosos. 

6- Sauna é eficiente na limpeza da pele?
A sauna não deve ser considerada um tratamento de beleza. Somente peles muito sujas e oleosas podem se beneficiar desse procedimento. A temperatura alta aquece a cútis e os poros se abrem, liberando a sujeira. Mas não chega a ser uma limpeza eficiente. O objetivo da sauna é mais para relaxamento.

7- Estar bronzeada significa que a pele já está mais “preparada” e forte para enfrentar o sol sem proteção?
O bronzeamento prévio dá uma pequena proteção, o equivalente a uma proteção fator quatro – o que não é suficiente para evitar queimaduras e outros danos à pele em caso de uma nova exposição solar. De qualquer jeito, é necessário passar protetor.

8- Produtos naturais podem provocar alergia nos dias quentes?
Qualquer produto, inclusive aqueles formulados apenas com substâncias extraídas da natureza, pode desencadear alergia. Vale consultar um dermatologista.

9- Deve-se reaplicar o protetor solar após transpirar ou entrar na água?
Sempre. Antes de ir para o sol é preciso aplicar o protetor solar. Após transpirar ou entrar na água é importante reaplicar o produto, pois o fator utilizado já não é mais eficiente como antes.

Compartilhe

Deixe seu comentário