Valença do Piauí, 19 de jan, 2021

Muitas fotos: Veja a cobertura do portalv1 no evento do SESC

Um bolo foi confeccionando para marcar a homenagem

O Movimento das Mulheres Progressistas do Partido Progressista (PP) liderado pelas deputadas Margarete Coelho (estadual) e Iracema Portela (federal) em parceria com a Fundação Raul Alencar realizaram nesta quinta-feira (08), Dia Internacional da Mulher no SESC/SENAC, um dia de cidadania para as mulheres. O evento teve vários espaços temáticos como assessoria jurídica, espaço saúde com alunos do CEPROSP, academia, jogos, massagens corporais, palestras e o espaço da beleza com cabeleireiras, manicures, depiladoras e massagistas, o mais freqüentado do evento. Esse trabalho por sinal reuniu muitos profissionais de Valença que de forma voluntaria abraçaram o projeto e deram a sua contribuição as mulheres valencianas em seu dia.

O mastologista Dr. Lívio Portela palestrou sobre os cuidados e prevenção que a mulher precisa adotar para a prevenção do câncer de mama. O especialista mostrou os avanços na área e destacou a importância na prevenção, principalmente em pessoas acima dos 40 anos.

A deputada estadual Margarete Coelho falou sobre o direto das mulheres, segundo a deputada apesar dos avanços e conquistas ainda existe uma boa distancia de desigualdades entre homens e mulheres, principalmente quando se trata de salários e saúde. Disse ainda que no Piauí, por exemplo, existem apenas 08 mamógrafos funcionando, numero insuficiente para cobrir a carência. A jornalista e professora Sádia Castro ministrou a palestra A Mulher no Contexto Atual destacando os avanços e a importância da união feminista.

Iracema Portela deputada federal discorreu sobre a importância da mulher no poder, ela destacou a atuação da mulher na política afirmando que o numero ainda é muito tímido se considerar que as mulheres são a maioria da população brasileira. O evento teve ainda uma palestra da delegada da mulher Vilma Alves, que abordou a violência domestica sofrida pelas mulheres.

As deputadas destacaram o trabalho realizado palas mulheres progressistas de Valença, que realizaram um movimento grandioso bem organizado e rico de conteúdo. A noite os participantes aproveitaram, além da musica ao vivo a apresentação do Grupo Agape da Assembléia de Deus.

O presidente da Fundação Raul Alencar enalteceu a realização do evento dedicado ao Dia Internacional da Mulher, Rubens Alencar chamou a atenção para os problemas da saúde da mulher, ele disse que é inconcebível a política desenvolvida na área da saúde, principalmente em municípios do porte de Valença. “Um mamógrafo custa R$ 120 mil reais a prefeitura gastou no festival de quadrilhas R$ 150 mil reais e outros tantos no carnaval são eventos importantes são, mas é preciso ter esse mesmo empenho na saúde e educação não sou eu que falo é a população que reclama 75% dos valencianos rejeitam a saúde de Valença e 65% rejeitam a educação” disse. Francisca Iris e Francivânia Araújo comandaram o cerimonial do evento.

.
5 Comentários

Joyce Silva

Muito bem organizado, está de parabéns a organização. Coisa de primeiro mundo

09 mar, 2012 Responder

MariaTeresa

Olha a Teresa Cristina de Valença se axando!
Tudo muito bem organizado! PARABÉNS!

10 mar, 2012 Responder

Daniel Sousa

AlI NÃO TEM TERESA CRISTINA, SÓ TEM GRISELDA RSRSR A TERESA CRISTINA TAVA NOCSU.

10 mar, 2012 Responder

Cibele Bortolato

Prezada Karol,

Gostaria de lembrar-lhe que o Dia Internacional da Mulher acontece todos os anos no dia 8 de março, e é sempre comemorado pela administração municipal em ano eleitoral ou não, o que difere de vocês.

10 mar, 2012 Responder

Rejane Nunes Vieira

Que festa belissima!!!A organização está de parabéns…afinal nós mulheres merecemos tudo isso, independente de Teresas Cristinas ou Griseldas. Eventos dessa grandeza devem mesmo ser imitados, levar a mensagem adiante, fazer o bem sem olhar a quem. Como ja dizia uma sábia mulher:”nós mesmos sentimos que o que estamos fazendo é apenas uma gota no oceano, mas o oceano seria bem menor se faltasse essa gota” Madre Teresa de Caucutá.

12 mar, 2012 Responder