Portal V1

Mutirão do Ceir atende 42 pessoas com deficiência intelectual

21/02/2016

Com o objetivo de dar maior celeridade aos atendimentos e reduzir o tempo de espera dos pacientes, o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) realizou, neste sábado (20), um mutirão de atendimentos para pessoas com deficiência intelectual, síndrome de Down ou Transtornos do Espectro Autista (TEA).

Vinte e sete profissionais do centro atenderam uma demanda de 42 pacientes que tiveram os serviços previamente agendados. Todos já passaram pela triagem no Ceir e agora aguardam a consulta médica ou avaliação global para iniciarem as terapias de reabilitação intelectual.

A coordenadora do setor de Arquivo Médico e Estatística (Same) da instituição, Laize Morais, explica que “a triagem tem como objetivo a confirmação do diagnóstico da deficiência; a consulta de admissão identifica a situação clínica do usuário e encaminha os usuários para avaliação global ou orientação, conforme grau de deficiência”.

O pequeno Vinícius Cavalcante, 6 anos, tem síndrome de Down. Ele já passou pela triagem e, na manhã deste sábado (20), realizou a consulta que o Foram atendidos 42 pacientes que tiveram os serviços previamente agendados.( Foto: Ascom Ceir)encaminhou para avaliação global. Agora, a mãe de Vinícius espera que ele participe de atividades que desenvolvam as habilidades dele, principalmente as voltadas à cognição, linguagem e sociabilidade.

Danusa de Brito, pediatra do Ceir, explica que, na avaliação global, é estabelecido o projeto terapêutico para o paciente contendo as atividades a serem realizadas pela equipe multiprofissional.

Fonte: governo do estado

Compartilhe

Deixe seu comentário