Valença do Piauí, 27 de jul, 2021

O PODER NA MÃO DE POUCOS!

Câmara de Vereadores

I – Embora em início de mandato seja presumível que o prefeito tenha muita força política, não creio que será fácil ele conseguir emplacar o sobrinho presidente do Poder Legislativo.  Inegável que o vereador Walfredo Filho foi um vereador atuante no seu primeiro mandato, tanto que lhe rendeu ser o mais votado da história. Evidente que também reúne as condições para ser presidente da Casa, sobretudo, quando se busca o requisito da qualificação intelectual para ocupar aquele cargo público. Mas, é manifesto que os Poderes municipais, legislativo e executivo nas mãos de uma só família seria temerário para a democracia, ficaria fragilizada e a independência dos poderes comprometida.

 

II – A oposição elegeu quatro dos nove vereadores, Joaquim Filho, Ielva Melão, Tico Adriano e Pedro Ribalta. Não sei se há entre eles alguém com disposição para disputar a presidência do Poder Legislativo, mas seguramente posso afirmar que este grupo unido pode conduzir qualquer dos outros ao pódio, é uma questão de desenvoltura e disposição para o diálogo, quem sabe se no meio de uma disputa até mesmo um deles possa chegar lá.

 

III – A situação, além de Walfredo Filho que segundo dizem já trabalha a candidatura, tem a Dona Ceiça Dias, bem eleita e mais independente do que nunca, carrega consigo além dos mais de 800 votos, a qualidade de mãe do jovem prefeito Marcos Vinícius de Novo Oriente, situação que seguramente vai lhe ocupar muito, mas lhe confere maior independência em Valença.  Temos o Lindomar Amâncio, bem votado, é vereador de primeiro mandato, mas transporta consigo os conhecimentos suficientes até demais para buscar esse lugar. Elizeu, eu não creio, pelo tempo que é vereador, já poderia ter sido o presidente, nunca teve essa pretensão, certamente que não será dessa vez. O outro é Gilmar Barbosa, pela posição que adotou na campanha dificilmente conseguiria votos na oposição. Assim, pelo que consigo vislumbrar ainda distante do pleito, Ceiça Dias é o nome mais alentado, sobretudo porque se elegeu destacada da vontade do prefeito e pode querer ter uma carreira própria e independente, experiência tem de sobra, já foi secretária de saúde e a maior de todas as experiências, é mulher de ex-prefeito, sabe tudo de política.

2 Comentários

francisco goveia.

Sr Sergio Alves.
Para ser presidente de camara não ha necessidade de ser mãe ou esposa de prefeito. Pelo fato de ser mulher de ex prefeito necessariamente não a qualifica com bagagem no conhecimento politico. A Sra Ceiça Dias tem méritos próprios independente de ser ex ou mãe de politicos.
O vereador Walfredo é sobrinho da esposa do Sr Alcantara. Todos os 9 vereadores estão aptos a ser presidente do legislativo. Ao que me parece sua rixa pessoal é direcionada a familia do atual e futuro prefeito. Me deixa transparecer isso.Haja Deus.

18 out, 2008 Responder

francisco goveia.

SR SERGIO ALVES. A GRAFIA DO ARTIGO ESCRITO, PEGARIA MELHOR ASSIM: “O PODER NAS MÃOS DE POUCOS” AFINAL DE CONTAS NO SENTIDO PRÓPRIO OU FIGURADO, TODOS OS 9( NOVE) VEREADORES TEM DUAS MÃOS.

18 out, 2008 Responder