Portal V1

O PODER NA MÃO DE POUCOS!

18/10/2008

Câmara de Vereadores

I – Embora em início de mandato seja presumível que o prefeito tenha muita força política, não creio que será fácil ele conseguir emplacar o sobrinho presidente do Poder Legislativo.  Inegável que o vereador Walfredo Filho foi um vereador atuante no seu primeiro mandato, tanto que lhe rendeu ser o mais votado da história. Evidente que também reúne as condições para ser presidente da Casa, sobretudo, quando se busca o requisito da qualificação intelectual para ocupar aquele cargo público. Mas, é manifesto que os Poderes municipais, legislativo e executivo nas mãos de uma só família seria temerário para a democracia, ficaria fragilizada e a independência dos poderes comprometida.

 

II – A oposição elegeu quatro dos nove vereadores, Joaquim Filho, Ielva Melão, Tico Adriano e Pedro Ribalta. Não sei se há entre eles alguém com disposição para disputar a presidência do Poder Legislativo, mas seguramente posso afirmar que este grupo unido pode conduzir qualquer dos outros ao pódio, é uma questão de desenvoltura e disposição para o diálogo, quem sabe se no meio de uma disputa até mesmo um deles possa chegar lá.

 

III – A situação, além de Walfredo Filho que segundo dizem já trabalha a candidatura, tem a Dona Ceiça Dias, bem eleita e mais independente do que nunca, carrega consigo além dos mais de 800 votos, a qualidade de mãe do jovem prefeito Marcos Vinícius de Novo Oriente, situação que seguramente vai lhe ocupar muito, mas lhe confere maior independência em Valença.  Temos o Lindomar Amâncio, bem votado, é vereador de primeiro mandato, mas transporta consigo os conhecimentos suficientes até demais para buscar esse lugar. Elizeu, eu não creio, pelo tempo que é vereador, já poderia ter sido o presidente, nunca teve essa pretensão, certamente que não será dessa vez. O outro é Gilmar Barbosa, pela posição que adotou na campanha dificilmente conseguiria votos na oposição. Assim, pelo que consigo vislumbrar ainda distante do pleito, Ceiça Dias é o nome mais alentado, sobretudo porque se elegeu destacada da vontade do prefeito e pode querer ter uma carreira própria e independente, experiência tem de sobra, já foi secretária de saúde e a maior de todas as experiências, é mulher de ex-prefeito, sabe tudo de política.

Compartilhe

2 Comentários

  1. Sr Sergio Alves.
    Para ser presidente de camara não ha necessidade de ser mãe ou esposa de prefeito. Pelo fato de ser mulher de ex prefeito necessariamente não a qualifica com bagagem no conhecimento politico. A Sra Ceiça Dias tem méritos próprios independente de ser ex ou mãe de politicos.
    O vereador Walfredo é sobrinho da esposa do Sr Alcantara. Todos os 9 vereadores estão aptos a ser presidente do legislativo. Ao que me parece sua rixa pessoal é direcionada a familia do atual e futuro prefeito. Me deixa transparecer isso.Haja Deus.

  2. SR SERGIO ALVES. A GRAFIA DO ARTIGO ESCRITO, PEGARIA MELHOR ASSIM: “O PODER NAS MÃOS DE POUCOS” AFINAL DE CONTAS NO SENTIDO PRÓPRIO OU FIGURADO, TODOS OS 9( NOVE) VEREADORES TEM DUAS MÃOS.

Deixe seu comentário