Valença do Piauí, 14 de ago, 2022

Padre Klebert Viana divulga programação da Semana Santa em Valença

padre Klebert Viana
padre Klebert Viana

O padre Klebert Viana divulgou a programação da semana santa em Valença. A programação teve inicio nesta quinta-feira (21) Fugida de Bom Jesus da Igreja Matriz até a Igreja de São Benedito e se estenderá até o dia 31 de marco com a celebração da missa da Páscoa na Matriz

Veja a Programação Completa

DIA 21 – Quinta Feira

22h00 Fugida de Bom Jesus da Igreja de Nossa Senhora para a Igreja de São Benedito. OBS: levar tochas, velas.

DIA 22 – Sexta Feira

12h00 – Oficio dos Passos na Igreja de São Benedito.

17h00 – Missa na Igreja de São Benedito em seguida Procissão de Bom Jesus dos Passos pela ruas da cidade.

DIA 24 –  Domingo

07h00 – Celebração de Ramos e da paixão do Senhor saindo da Igreja de São Benedito até a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Ó e Conceição.

17h00 – Celebração do dia mundial da juventude começando na Igreja Matriz de São Francisco COHAB e terminando no Adro da Igreja de Nossa Senhora do Ó.

Em seguida haverá um show com a banda católica “Os Filhos da Mãe”.

DIA 25 – Segunda Feira

08h00 – Recolhimento do Clero em Teresina com a Missa dos Santos Óleos e renovação das promessas sacerdotais.

DIA 26 –  Terça Feira

16h30 – Encenação da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, começando Rio “Catinguinha”, percorrendo o centro histórico até o adro da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Ó.

DIA 27 – Quarta Feira

18h00 – Celebração Penitencial seguida de confissão individual na Igreja Matriz.

DIA 28 – Quinta Feira

19h00 – Missa da Ceia do Senhor e Lava-pés na Igreja Matriz.

Após a Missa haverá adoração A Jesus no Santo Sacramento até a Meia Noite.

DIA 29 Sexta Feira

00h00 – Ofício das Trevas Na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Ó.

15h00 – Celebração da Paixão do Senhor. Inicio na Igreja de São Raimundo e em seguida Procissão do Senhor morto até a Igreja de Nossa senhora do Ó.

DIA 30 – Sábado

22h00 – Celebração da Vigília Pascal começando na Praça Getúlio Vargas em direção à Igreja de Nossa senhora do Ó.

DIA 31 – Domingo

08h00 – Missa de Páscoa na Matriz de Nossa Senhora do Ó.

17h00 – Missa de Páscoa na Igreja De Nossa Senhora do Carmo – Bairro Novo Horizonte.

19h00 – Missa de Páscoa Na Matriz de Nossa senhora do Ó.

 

Semana Santa, tempo da misericórdia do Pai, da ternura do Filho e do amor do Espírito Santo.

Esta semana chama-se Santa porque nos introduz diretamente no mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. Cada um desses acontecimentos tem um conteúdo eminentemente profético e salvífico.

O fiel cristão – verdadeiramente apaixonado por Jesus Cristo – não pode deixar de acompanhar ativamente a Liturgia da Semana Santa. Nós queremos acompanhar os passos de Cristo e sentir de perto o que vai acontecer a nosso melhor Amigo e Salvador, procurando sentir o que Jesus sentia em seu coração ao se aproximar a Hora decisiva de glorificar o Pai.

Ao participarmos da bênção e procissão de ramos, queremos homenagear a Cristo e proclamar publicamente a sua Divina Realeza.

No período vespertino, inicia-se o Tríduo Sacro. Com a celebração da Missa da Ceia do Senhor (cerimônia do Lava-pés), recordamos a instituição da Eucaristia e do sacerdócio católico, bem como o mandamento do amor com que Cristo nos amou até o fim (cf. Jo 13, 1).

O Ofício das Trevas data do séc. VII, é um antiquíssimo Ofício Litúrgico e muito apreciado por toda a Igreja. Ele juntava lições e salmos em um belíssimo texto retirado do breviário e rezado junto com a comunidade. Durante os séculos houve muitas formas musicadas, inclusive não apenas na forma gregoriana, mas também na forma de música clássica. Chama-se das trevas porque ao longo do Ofício iam apagando-se as luzes da Igreja, que terminava em escuridão. O Ofício das trevas mostra, de forma bastante clara, a figura do servo Sofredor e, junto dEle, nos colocamos rezando e meditando sobre os Sofrimentos de Sua Paixão e Morte na Cruz.

A Sexta-feira Santa é o grande dia de luto para a Igreja. Não há Santa Missa, mas celebração da Paixão do Senhor que consta de três partes: liturgia da Palavra, adoração da Cruz e sagrada Comunhão. Vivamos este dia em clima de silêncio e de extrema gratidão, contemplando a morte de Jesus na cruz por nosso amor.

O Sábado Santo é dia de oração silenciosa e de profunda contemplação junto ao túmulo de Jesus. São horas de solidão e de saudade… É ocasião para acompanharmos Nossa Senhora da Soledade e as santas mulheres junto ao túmulo de Jesus, sentindo com elas a medida do amor que Cristo suscita nos corações que O conhecem de perto.

A Vigília Pascal, “a mãe de todas as vigílias”, na qual a Igreja espera, velando, a Ressurreição de Cristo, compõe-se da liturgia da Luz, da liturgia da Palavra, da liturgia Batismal e da liturgia Eucarística.

Guiados pela luz do círio pascal, e ressuscitados para uma vida nova de fé, esperança e amor, sejamos testemunhas vivas da Ressurreição do Senhor Jesus.

Que a Mãe do Ressuscitado nos aponte o caminho para Jesus Cristo, nosso único Salvador.

3 Comentários

victor

eu gostei
victor

22 mar, 2013 Responder

victor

e eu ta bem

25 mar, 2013 Responder

victor.lucas000@hotmail. com

Vai ser bom a semana santa

26 fev, 2016 Responder