Portal V1

Palestra em Pimenteiras alerta sobre perigos do álcool na terceira idade

25/02/2016
Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo

Os problemas do consumo de bebidas alcoólicas na terceira idade foi o tema de uma palestra do psicólogo Wilker Leal para os idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) de Pimenteiras. Wilker Leal apresentou alguns dados sobre os perigos do álcool na terceira idade e sua associação com doenças comuns aos idosos como a hipertensão, Alzheimer, doenças gástricas e hepáticas, diabetes, cardiopatias.

O psicólogo afirmou que essas doenças se associadas ao álcool podem causar inúmeras complicações e até morte. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o álcool é responsável por 3,2% de todas as mortes registradas anualmente e seu efeito consome nada mais nada menos de que 4% dos anos de vida útil. Na América Latina, esse desgaste chega a 16%.

Segundo dados do IBGE, a expectativa de vida do brasileiro é de 72 anos, em media, mais quando essa media é colocada com as pessoas que abusam do álcool desde a juventude essa expectativa cai para 60 anos. Estatísticas mostram ainda que o consumo de bebidas alcoólicas está no topo dos casos de violência doméstica. A palestra foi bem avaliada pelos participantes e é mais um sinal claro das ações da prefeitura de Pimenteiras em cuidar da população.

Compartilhe

Deixe seu comentário