Valença do Piauí, 18 de jan, 2021

Piauí já ultrapassa 15 mil casos de dengue este ano, diz Sesapi

Até o último dia 18, a Secretaria Estadual de Saúde registrou 15.288 casos de dengue. O número representa um aumento de 16,3% em relação ao ano passado, em que ocorreram 13.148 registros.

Entre as cidades mais afetadas pela doença, Teresina segue como a que mais registra casos. Já são 8.317 notificações. Parnaíba vem em segundo, com 976 casos, seguido de José de Freitas, com 568 casos (confira a lista completa logo abaixo).

Ainda de acordo com o novo boletim, o Piauí permanece com o mesmo número de óbitos provocados pela dengue, como divulgado no último balanço: são cinco óbitos (três em Teresina, sendo um pela dengue com Complicação (DCC) e outros dois pela Síndrome do Choque por Dengue (SCD); um em Floriano e outro em União, ambos pelo tipo hemorrágica). Outros dois casos de óbito pela FHD, sendo um em Teresina e um em Pedro II, estão em investigação.

A Sesapi alerta para os cuidados e a importância da prevenção da doença. O grande problema para combater o mosquito Aedes aegypti é que sua reprodução ocorre em qualquer recipiente utilizado para armazenar água, tanto em áreas sombrias como ensolaradas. “Por isso é sempre bom manter esses recipientes fechados, como uma caixa d’água, por exemplo”, ressalta a diretora de Vigilância em Saúde da Sesapi, Telma Evangelista.

0 Comentário