Portal V1

Plano Estadual de Segurança será discutido nesta terça em Valença

27/03/2017

O evento acontece no Auditório do IFPI de Valença das 07h30 às 17h30.

Nesta terça (28) acontece na cidade de Valença os Diálogos Territoriais: Segurança, participação e desenvolvimento sustentável do Território de Desenvolvimento Vale do Sambito realizado pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí com a Secretaria de Planejamento – SEPLAN, e a Secretaria de Governo – SEGOV com apoio do PNUD – Programa das Nações Unidas de Desenvolvimento como parte das atividades para a elaboração do Plano Estadual de Segurança Pública do Estado do Piauí. O evento acontece no Auditório do IFPI de Valença das 07h30 às 17h30.

Para o Secretário de Segurança Pública, Fábio Abreu, o maior objetivo é debater a segurança de forma participativa e construir um Plano Estadual de Segurança Pública, convidando a todos da sociedade do território Vale do Sambito para em Valença construirmos o melhor para o nosso Estado.

O plano estadual tem como estratégia a participação social, os Objetivos dos Desenvolvimentos Sustentáveis (ODS) e fortalecimento dos Conselhos Territoriais de Desenvolvimento.

Segundo o consultor do PNUD, José Claudenor – Zeca, essa forma de debater a segurança pública é inédita, pois leva ao empoderamento da sociedade, “um tema que historicamente não era debatido, embora todos conversem sobre segurança pública, mas poucos sabem como funciona o sistema” relata.

Um outro aspecto positivo avaliado pelo Zeca, é que os participantes que debateram em Teresina na 1ª Plenária passaram a se tornar responsáveis também por aquilo que foi construído.

Participam dos Diálogos Territoriais representantes das Organizações da Sociedade Civil; Órgãos Públicos estaduais e municipais; Corporações da Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros; Conselhos Territoriais e Setoriais.

O Território Vale do Sambito compreende os munícipios: Elesbão Veloso, Francinopólis, Varzea Grande, Barra do Alcantara, Novo Oriente, Valença, Pimenteiras, Lagoa do Sítio, Inhuma, Valença, Aroazes, santa Cruz, São Felix, São Miguel da Baixa Grande.

 

Fonte: SSPI

 

Compartilhe

Deixe seu comentário