Portal V1

Portalv1 entrevista o reitor do IFPI Francisco Santana. Ouça

06/04/2011

Reitor Francisco Santana com o repórter Sérgio Alves do portalv1

O portalv1 esteve nesta terça-feira (05) em Teresina conversando com o professor Francisco Santana, reitor do Instituto Federal do Piaui (IFPI), responsável pela construção do UFPI em Valença. O reitor informou ao portalv1, que após as distorções internas e com a oficialização da doação do terreno para o IFPI já autorizou a elaboração do projeto do IFPI de Valença que beneficiará todas as cidades da Confederação Valenciana.

Ele afirmou que a construção do IFPI em Valença era para ter sido iniciada ainda no ano passado, mas a prefeitura na época não disponibilizou o terreno para receber a obra, fato acontecido só esse ano. Antes de receber o portalv1, o professor Santana esteve reunido com o governador Wilson Martins para definir a indicação de mais 15 novos IFPI para cobrir todo o estado.

O reitor informou que a meta do governo federal é construir um IFPI em todas as cidades com mais de 50 mil habitantes, mas como a maioria das cidades piauienses (incluindo Valença) não se enquadra, a saída foi elaborar projetos abrangendo não as cidades, mas sim as microrregiões.

O reitor fez questão de frisar que o IFPI não se envolveu e não se envolverá em disputas políticas nos municípios. “Nosso compromisso é com a educação” afirmou o reitor. Confira no player abaixo a entrevista com o professor Santana, que cancelou parte de sua agenda para receber o repórter Sérgio Alves.

Compartilhe

2 Comentários

  1. Kássio Gomes em 06/04/2011 às 12:48

    É claro que o Reitor não se envolveu, nem se envolverá em pendengas políticas tão provincianas como as que ocorreram recentemente em nossa cidade. O problema já foi solucionado e o que muitos afirmaram ser uma birra do Executivo para a aquisição do terreno, teve que engolir ainda que atravessado o projeto de despropriação. Agora o IFPI será construído; os valencianos esperamos não haver mais nenhum empecilho constrangedor. As distorções de informações sempre apontavam a Prefeitura como Vilã da história, quandose sabe que não foi bem assim. Agora todos seremos beneficiados, pois a bem da verdade nem era preciso ter chegado ao ponto que chegou, mas, se a política de nossa cidade se encaminha nessa direção, resta-nos, apenas lamentar.

  2. chico em 07/04/2011 às 08:18

    Só acredito vendo. Aposto como eu ainda vou ver naquele terreno um monte de casa de luxo.

Deixe seu comentário