Valença do Piauí, 23 de abr, 2021

Prefeitos de Valença e Ipiranga recebem condecorações do governo do estado

Governador Wilson Martins e prefeito de Valença Alcântara

Os prefeitos de Valença Francisco Alcântara e de Ipiranga Iolanda Rego, ambos do PSB receberam na tarde desta segunda-feira (24) em Oeiras a medalha da Ordem do Mérito Renascença do Piauí, como parte das comemorações pela passagem dos 188 anos da adesão à independência do Brasil, proclamada em 24 de janeiro de 1823. Além dos dois prefeitos receberam a condecoração do governo estado outras personalidades piauienses. Confira a relação de todos os agraciados:
Cavaleiro
Amauri Campos Ferreira (Baíba)

Há mais de 40 anos é o batedor da matraca na Procissão do Fogaréu, guiando, ao som incessante do instrumento, milhares de fiéis que percorrem anualmente as ruas do centro histórico de Oeiras, numa verdadeira demonstração de fé. No dia-a-dia se dedica aos assuntos da Igreja.
Edson Meneses de Carvalho
Major da Polícia Militar do Piauí, com Curso de Formação de Oficiais pela APM – Pernambuco e em Direito pela Uespi. Atualmente, ocupa o cargo de Diretor Administrativo-Financeiro do Gabinete Militar.
Enedina Homonnai – “Post Mortem”
Enfermeira com relevantes serviços prestados à comunidade, falecida há apenas três meses.
José  Alves de Sousa (Zeca do Matadouro)
Lavrador e rezador. Pessoa simples que cura os males pela fé.
Oficial
Antônio Portela Barbosa Sobrinho

Foi vereador do município de Oeiras por quatro mandatos consecutivos. Prefeito interino, sendo eleito Prefeito Municipal de Oeiras no dia 14 de novembro de 2010, em eleição suplementar.
Benedito Dantas Neto
Técnico em Contabilidade. Ex-Prefeito de Dom Expedito Lopes, por dois mandatos. Atualmente, se dedica aos negócios do seu escritório de contabilidade na cidade de Picos.
Derival de Abreu Gonzaga
Vereador. Atual Presidente Câmara Municipal de Oeiras. Presidente do Partido dos Trabalhadores. Foi coordenador do Emater no município.
Fortunata da Silva Fontes
Vereadora do município de Oeiras. Já presidiu a Câmara Municipal. Formada em Agronomia, é funcionária pública estadual com o cargo de Perita Criminal da Secretaria de Segurança Pública.
Francisco de Assis Alcântara
Prefeito Municipal de Valença, já no seu quarto mandato. É Engenheiro Agrônomo, formado pela ESAM – Escola Superior de Agricultura de Mossoró – Rio Grande do Norte. Já foi secretário de Estado, ocupando outros cargos públicos.
Francisco Espedito Nunes Martins
Veterinário, ocupou cargos públicos no Emater e na antiga Cidapi. Presidiu a Câmara de Vereadores e foi vice-prefeito de Oeiras.
Inácio Batista de Carvalho
Agricultor, no exercício do mandato de prefeito no município de Santo Inácio do Piauí. Em outras administrações, ocupou os cargos de Secretário de Administração e Finanças, bem como Chefe da Coletoria.
Iolanda dos Santos Vieira Rego
Prefeita de Ipiranga do Piauí, iniciou a vida política em 1997, sendo eleita vereadora do município. Foi reeleita, presidindo a Câmara de Vereadores. Diplomada vice-prefeita, assumiu a prefeitura com a vacância do cargo. Em 2009, foi reeleita.
José  Alberto Pinheiro de Araújo
Cirurgião dentista, formado pela Universidade Federal do Piauí. Vereador de Oeiras por três mandatos, presidiu a Câmara de Vereadores. Foi diretor da 8ª. Região de Saúde e coordenador regional de Saúde.
José Cipriano de Sousa Lira
Agropecuarista, ex-prefeito de Paes Landim por quatro mandatos.
José de Anchiêta Santos Filho
Agropecuarista no município de Santa Cruz do Piauí. Foi venerável da Loja Maçônica de Oeiras. Atualmente, é escrivão judiciário do Tribunal de Justiça do Estado, na Comarca do município.
José Gonzaga Carneiro
Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Piauí, com 28 anos de serviços prestados na região. Preside a subsecção da OAB de Oeiras.
Letiano Vieira da Silva
Farmacêutico bioquímico, atualmente cursando mestrado em Farmacologia Clínica na Universidade Federal do Ceará. Foi coordenador de Patologia Clínica do Lacen. É vereador do município de Oeiras.
Lucas Almeida Rodrigues
Segundo Tenente do Quadro de Oficiais Combatentes, servindo no Ronda Cidadão. Bacharel em Segurança Militar pela Uespi, com pós-graduação em Segurança Pública. É acadêmico do Curso de Direito. Também é artista plástico e músico.
Odimércia Araújo Costa Reis Sá
Pedagoga. Como primeira-dama de Oeiras, esteve à frente da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizando trabalho em prol dos menos favorecidos.
Paulo de Tarso Ribeiro Gonçalves – “Post Mortem”
Formou-se em Medicina em 1927, em Salvador, radicando-se em Oeiras deste então. Foi obstetra e sanitarista, especializando-se também em oftalmologia. Exerceu a profissão até pouco antes de morrer, em 1989.
Pedro Nolasco Batista
Médico, especializado em clínica médica, ginecologia, obstetrícia e ultrassonografia. Foi prefeito de Santo Inácio do Piauí.
Valderez Siqueira Nunes
Professora, trabalhou no Tribunal de Justiça do Ceará. Concursada, trabalhou na Previdência Social daquele Estado, onde se aposentou.
Comendador
Domingos Barbosa Filho

Cursou Filosofia e Teologia no Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus, em Teresina. Possui mestrado e doutorado pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.
Fenelon Martins da Rocha Neto
Natural da cidade de União, é jornalista e professor, com doutorado em Comunicação Política na Espanha. Atualmente, ocupa o cargo de Coordenador de Comunicação Social do Governo do Estado.
Francisca Inez dos Santos Martins
Licenciada em Matemática pela Uespi, com especialização em Matemática Superior pela PUB (MG). É professora universitária. Atualmente é a diretora do campus da Universidade Estadual do Piauí em Oeiras.
Francisco de Moraes Rêgo
Licenciado em História pela Uespi, é bancário aposentado. Na juventude, formou a primeira banda eletrônica da cidade – “Os Falcões”. Já foi secretário municipal de Cultura e é membro efetivo do Instituto Histórico de Oeiras.
Joara Delane Sousa Ribeiro
Pedagoga, com especialização em Psicologia Educacional e mestrado em educação. É professora universitária, tendo coordenado cursos de graduação e pós-graduação. Atualmente, ocupa o cargo de Superintendente de Ensino da Secretaria de Educação do Estado.
Milcíades Gadelha de Lima
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Rural de Pernambuco, mestrado em Agrometeorologia e Doutorado em Agronomia. É professor universitário, atuando principalmente nas áreas de desertificação e recursos hídricos no semi-árido e cerrado piauienses. Exerceu o cargo de Diretor de Recursos Hídricos da Secretaria do Meio Ambiente.
Reginaldo Miranda da Silva
Advogado, com especializações em Direito Processual e Constitucional. Preside a Academia Piauiense de Letras.
Wilson Nunes Brandão
Foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 1991. Está iniciando seu sexto mandato consecutivo. É Engenheiro Eletricista formado pela PUC de Belo Horizonte (MG). Formou-se em História pela Universidade Federal do Piauí e em Direito pelo CEUT. Já foi Secretário de Justiça e Cidadania. Presidiu o Lions Club de Teresina Centro. Atualmente, ocupa o cargo de Secretário de Estado de Governo, sendo o Chanceler da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí.

1 Comentário

Socorro Avelar

Ô coisa mais sem rumo……….

25 jan, 2011 Responder